Qui, 04 de julho de 2024, 08:02

Projetos da UFS são finalistas em competição latino-americana de design
Foram selecionados projetos do curso de Design Gráfico e do Escritório Modelo de Design

O Escritório Modelo e o curso de Design Gráfico, do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade Federal de Sergipe (UFS), tiveram dois projetos indicados para a final do Latin American Design Awards (Lada), a maior competição de design da América Latina, dividida em “profissional” e “estudantes”. A competição contou com 1.500 projetos inscritos, de 24 países do mundo, selecionando para final 447 trabalhos.

O escritório modelo inscreveu 18 projetos, tendo um selecionado para a final. Já o curso de Design, enviou dois, indo para a final com uma indicação. Na modalidade estudantil, na qual a universidade concorre, apenas os projetos da UFS e do Instituto Federal de Pernambuco foram classificados para a final em todo o país.

Componentes do Escritório Modelo de Design. (Foto: Arquivo pessoal)

Formado totalmente por voluntários, o Escritório Modelo de Design da UFS, é um projeto de extensão aprovado em dois editais internos da universidade e conta com 35 alunos voluntários de vários períodos da graduação. Ele visa ensinar práticas profissionais interdisciplinares, por meio do atendimento de demandas internas e externas à UFS.

Criado para ser o site para o escritório modelo, o projeto "Design em curso" é um dos finalistas e foi desenvolvido para ser dinâmico e baseado nas heurísticas de usabilidade. Indicado na subcategoria "digital", foi o único site a ter uma indicação, já que os outros concorrentes são aplicativos.

Página inicial do site "Design em curso". (Foto: Reprodução)
(Foto: Reprodução)

Já o projeto "Casa dos Bricelets" foi desenvolvido como trabalho final da disciplina de Design de Embalagens. A iniciativa surgiu a partir do desafio de criar uma embalagem para produtos locais, visando atingir, principalmente, os turistas. Ela está concorrendo na subcategoria “embalagem”.

Embalagem para desenvolvida para a Casa dos Bricelets. (Foto: Arquivo pessoal)
(Foto: Arquivo pessoal)

Para a coordenadora do escritório e professora da disciplina, Isadora Dickie, os projetos possuem chances de serem os vencedores e essas indicações mostram a qualidade do curso.

“Estou muito feliz pelos projetos estarem entre os finalistas, pois isso é uma maneira de obter reconhecimento pelo empenho e pela dedicação de todos que fazem o Design em Curso (escritório modelo) e que contribuem para a qualidade do ensino-aprendizagem no curso de Design Gráfico. As expectativas de que um dos projetos receba a premiação é bastante grande”, falou a professora.

Isadora Dickie é professora do curso de Design Gráfico e coordenadora do Escritório Modelo de Design da UFS. (Foto: Arquivo pessoal)

O estudante Lêniton Souza participou da interface digital do site e destacou o fato de ser a primeira indicação da universidade ao prêmio.

“Estamos muito felizes pela indicação em duas categorias do prêmio e já nos sentimos vencedores apenas por receber essa indicação, porque entre muitos concorrentes conseguimos tal indicação, sendo a primeira do nosso curso e da nossa universidade, assim como a única indicação de Sergipe”, falou o estudante.

Estudantes da UFS produzindo o site. (Foto: Arquivo pessoal)

A estudante de Design Gráfico, Sophia Delano, participou dos dois projetos indicados e ressalta as oportunidades que surgirão a somente partir dessa indicação.

“A indicação nos faz acreditar cada vez mais no design e no nosso trabalho, o Lada é um dos prêmios mais importantes do mundo e isso, para nós, estudantes do menor estado do Brasil, é surreal. Estamos extremamente honrados com a indicação de finalistas, já que esse reconhecimento é um reflexo do nosso esforço, dedicação e criatividade. Esperamos que essa indicação nos ajude a abrir novas portas, tanto no campo acadêmico quanto no profissional, e que sirva de incentivo para continuarmos inovando e buscando a excelência em nossos projetos. Além disso, estamos ansiosos para aprender com outros indicados e profissionais da área, fortalecendo nossa rede de contatos e ampliando nossos horizontes”, falou a estudante.

Sophia Dellano participou dos dois projetos finalistas. (Foto: Arquivo pessoal)

Os ganhadores serão divulgados no evento de premiação que acontecerá no mês de setembro, em Lima, no Peru.

Marcela Sousa - bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS