Sex, 05 de julho de 2024, 14:54

TV UFS dobra audiência da TV Brasil com transmissão do São João de Sergipe
Emissora universitária transmitiu os últimos dias do Arraiá do Povo, em Aracaju, pelo canal 2.1
Cantor Flávio José foi entrevistado ao vivo durante o projeto Arraiá Brasil. (Foto: Caio Ribeiro/TV UFS)

Pela primeira vez, a TV UFS entrou ao vivo em rede nacional com a missão de transmitir o São João de Sergipe. Como parte do projeto Arraiá Brasil, da TV Brasil, a emissora universitária transmitiu os shows dos dias 29 e 30 de junho diretamente do Arraiá do Povo, na Orla da Atalaia, em Aracaju, com apoio do Governo do Estado de Sergipe. No domingo, a audiência habitual da TV Brasil foi dobrada, de acordo com os indicadores em tempo real da emissora, medidos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília.

De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, a oportunidade reflete os esforços da universidade. “É uma alegria imensa ver o impacto dos investimentos feitos na UFS para colocar uma TV pública a serviço da sociedade. Assim, foi possível transmitir a cultura nordestina, em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação e a TV Brasil, levando para o país inteiro o que temos de melhor”.

Valter Santana é reitor da UFS. (Foto: Caio Ribeiro/TV UFS)
Arraiá do Povo foi transmitido diretamente da Orla da Atalaia, em Aracaju. (Foto: Caio Ribeiro/TV UFS)

A transmissão da TV UFS encerrou o projeto Arraiá Brasil, que também passou pelas cidades de Caruaru, Campina Grande, Mossoró, Salvador e Amargosa durante o mês de junho. A diretora-geral da EBC, Maíra Bittencourt, esteve presente em Aracaju para acompanhar o último final de semana de shows. “A participação da TV UFS é importante para o fortalecimento da Rede Nacional de Comunicação Pública e para a universidade, que ganha espaço nacional. Essa projeção acontece não só com o que vem da própria instituição, ligado ao ensino, mas também da cultura sergipana”.

Maíra Bittencourt é diretora-geral da Empresa Brasil de Comunicação (Foto: Caio Ribeiro/TV UFS)
Transmissões foram feitas nos dois últimos dias do mês de junho. (Foto: Caio Ribeiro/TV UFS)

No total, 16 profissionais da TV UFS estiveram envolvidos com o evento, passando por produção, reportagem, cinegrafia, gestão de redes sociais, apresentação, coordenação e direção. As jornalistas Letícia Nery e Elisa Lemos conduziram o a transmissão no sábado das 23h às 2h30 e no domingo das 22h às 2h.

“É um misto de sentimentos. Me sinto muito honrada em ter essa confiança da TV UFS e TV Brasil e, ao mesmo tempo, nervosa pela responsabilidade de representar muito bem o país do forro, que é o estado de Sergipe. São João, pra mim, é a melhor época do ano e o legal é ver a interação do público de casa. Estamos do lado de cá entegrando o máximo e, do lado de lá, o pessoal de casa interage de volta. É fantástico e fazemos questão de ler os comentários e ver como que está o clima porque a missão da TV UFS era entregar uma transmissão alegre, dinâmica e com muito forró”, afirma Letícia.

Elisa Lemos (esq.) e Letícia Nery apresentaram os dois dias de shows. (Foto: Caio Ribeiro/TV UFS)
Tarcísio do Acordeon também foi entrevistado durante as transmissões. (Foto: Caio Ribeiro/TV UFS)

“Me sinto muito feliz de ser uma comunicadora sergipana nesse espaço, levando o país do forró, nossa cultura e toda a nossa potência, para o Brasil inteiro. Sou suspeita porque sou fã do mês de junho. Então, poder levar isso para outras pessoas, vindo de Sergipe, o menor estado, e mostrar a dimensão da nossa cultura, tudo isso me deixa muito motivada. Ainda mais por fazer isso na UFS, onde me formei jornalista. Poder fazer essa transmissão me deixa honrada, esse é o sentimento”, diz Elisa.

Crescimento e consolidação

No sábado o público acompanhou Cavaleiros do Forró e Tarcísio do Acordeon. E com as transmissões dos shows de Mestrinho, Flávio José e Elba Ramalho no domingo, a TV UFS dobrou a audiência habitual da TV Brasil, de acordo com os indicadores em tempo real da emissora, medidos nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Essa foi apenas a segunda transmissão de evento realizada pela emissora universitária no canal aberto 2.1.

Vitor Belém (azul) é o superintendente de Comunicação da UFS. (Foto: Caio Ribeiro/TV UFS)

De acordo com o superintendente de Comunicação da universidade, Vitor Belém, o trabalho se tornou um marco. “Começamos no ano passado a nível de estado com o Festival de Artes de São Cristóvão e chegamos agora nessa transmissão nacional com o melhor da nossa cultura, que são os festejos juninos. Transmitimos para todo o país o melhor do nosso estado e foi, sem dúvidas, um grande marco para a TV UFS”

Welson Deivide (esq.) foi o coordenador de programação da transmissão. (Foto: Caio Ribeiro/TV UFS)

O coordenador de programação da TV UFS, Welson Deivide, define a experiência como um desafio para toda a equipe. “Tivemos uma primeira experiência transmitindo o Festival de São Cristóvão e recebemos esse desafio de transmitir o Arraiá do Povo. Foi um desafio grande, mas com muito aprendizado. A gente conseguiu alinhar tudo com a TV Brasil para fazer esse trabalho e ter um resultado bonito, principalmente pelo empenho de uma equipe que acredita muito nesse processo e, apesar de ser uma TV muito jovem, consegue entregar esse tipo de trabalho com muita qualidade”.

Além do canal 2.1, os shows estavam sendo transmitidos pelo youtube da TV UFS e podem ser vistos novamente. O dia 1 está disponível aqui e o dia 2 aqui.

Letícia Nery – Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 05 de julho de 2024, 16:08