Seg, 15 de julho de 2024, 14:52

CCET Park recepciona calouros do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFS
Atividade aconteceu na última sexta-feira, 12, no Campus de São Cristóvão
(Foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Ao ingressar pela primeira vez em uma instituição de ensino superior, muitos estudantes acabam encontrando algum tipo de dificuldade: seja com o modelo de estudo diferente do habitual ou até a convivência com os novos colegas de curso. Por conta disso, o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe (CCET/UFS) promoveu na última sexta-feira (12) o “CCET Park”, um evento de recepção aos calouros do centro, com o objetivo de integrar esses novos estudantes à universidade.

Rosalvo Ferreira é vice-reitor da UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

“Esse momento é, certamente, o mais simbólico que existe em termos de acolhimento. A iniciativa é dos alunos, dos centros acadêmicos e das ligas, e os professores se envolvem. Mas a iniciativa, como eu disse, vem desses estudantes que estão dando o seu melhor para criar um ambiente tão receptivo como o de hoje”, afirma o vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira.

O diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFS, Roberto Rodrigues, acompanhou todo o evento. “Muitos calouros chegam apreensivos com o ambiente novo que é a universidade e nós estamos aqui justamente para mostrar que esse também é um local de acolhimento. Trouxemos mesas com exposições e também brincadeiras para que seja uma tarde de muitas trocas e diversão".

Roberto Rodrigues é o atual diretor do CCET/UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

O diretor também destaca que essa iniciativa vem de longa data e conta com uma colaboração coletiva para acontecer todo início de período. “Com o nome de ‘CCET Park’ esta é apenas a segunda edição, mas esse momento de acolhimento aos nossos calouros do centro já acontece há 7 anos e tem a participação de veteranos de todos os departamentos do CCET, além da parceria com os docentes”, afirma Roberto Rodrigues.

Sobre o evento

Com o objetivo de integrar os novos estudantes ao centro, o CCET Park contou com mesas expositoras de projetos de extensão, trabalhos premiados, além de uma prévia de temáticas abordadas ao decorrer dos cursos de cada departamento.

Em uma das mesas formadas, o projeto “Física Show”, criado em 2018, mostrou a física de forma lúdica, no qual os alunos têm a experiência de uma feira de ciências, com explicações sobre fenômenos e experimentos.

Física Show é um projeto de extensão que está em atividade desde 2018. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)
Calouros puderam testar os experimentos expostos durante a atividade. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

De acordo com o aluno expositor Pedro Sampaio, os princípios físicos estão em todo lugar do nosso cotidiano e o evento possibilita mostrar isso não apenas aos estudantes do curso de Física, mas também para quem tem curiosidade em temáticas nesse contexto. “A física interage com todos nós desde a infância e esse projeto busca trazer de uma forma dinâmica experimentos de óptica, eletricidade, temperatura e outros. Estamos aqui para mostrar que a física também pode ser divertida”, enfatiza.

Pedro Sampaio (dir.) é aluno do curso de Física da UFS. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Com o olhar atento, o calouro João Kléber Rodrigues observou cada detalhe dos experimentos. “Eu gosto da física e tenho curiosidade em saber mais sobre esse universo. Quando parei aqui e vi que dá para trocar experiências bacanas com outros alunos de diferentes cursos, achei incrível e me deixou muito mais animado para iniciar o período”, conta o calouro em Engenharia de Materiais.

João Kléber Rodrigues é aluno do 1º período de Engenharia de Materiais. Evento aconteceu no Centro de Vivência do Campus de São Cristóvão. (Foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Em outra mesa, as alunas do curso de Engenharia de Alimentos da UFS, Maria Eduarda Santana e Susianny Alves mostraram a importância da engenharia de alimentos na vida das pessoas, desde a matéria-prima até o transporte para chegar à nossa mesa.

“Nesta mesa temos a extração de DNA de alguns alimentos, como da cebola, que é uma prática da disciplina de bioengenharia super dinâmica e visual. Além disso temos placas microbianas com vários tipos de micro-organismos que fazemos o controle em alguns alimentos, como a farinha, a água e outros”, pontua Maria Eduarda Santana.

Susianny Alves (esq.) e Maria Eduarda Santana apresentaram trabalhos aos calouros de Engenharia de Alimentos. (Foto: Yan Lima/Ascom UFS)
Durante o evento, alunos puderam ver na prática o que vão aprender ao longo do curso. (Foto: Yan Lima/Ascom UFS)

“Nós também estamos mostrando aqui o controle microbiano que a gente faz na indústria de alimentos, justamente para manter essa segurança para o consumidor. Além disso, estamos expondo o processo de fermentação de uma bebida”, acrescenta Susianny Alves.

Espaços com mesas de uno, dominó, pebolim, touro mecânico e barraquinhas com alimentos também fizeram parte da programação. (Foto: Yan Lima/Ascom UFS)
(Foto: Milânia Ribeiro/Ascom UFS)

Além das mesas expositoras, quem esteve no evento também pôde aproveitar o show de talentos, com alunos mostrando habilidades em atividades artísticas. Espaços com mesas de uno, dominó, pebolim, touro mecânico e barraquinhas com pipoca, picolé e algodão doce também fizeram parte da programação.

Janaína Cavalcante - Bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS