Ter, 16 de julho de 2024, 11:29

TCE assina convênio com a UFS para estudo de eficiência energética
Ações objetivam a diminuição de gastos, incluindo a compra de energia no mercado livre e a implantação de uma matriz energética sustentável
(Foto: Marcelle Cristine/ Ascom TCE/SE)

O Tribunal de Contas de Sergipe (TCE/SE) assinou hoje mais um convênio com a Universidade Federal de Sergipe (UFS). Desta vez o objeto é a realização de um estudo de eficiência energética no TCE, que deve subsidiar ações para a diminuição de gastos, incluindo a compra de energia no mercado livre e a implantação de uma matriz energética sustentável.

Estiveram presentes na reunião a presidente do TCE, Susana Azevedo e o reitor da UFS, professor Valter Joviniano​, além do diretor administrativo do TCE, Augusto Fábio; do presidente da comissão de Gestão Ambiental do TCE, Max Augusto; e do professor do departamento de engenharia elétrica da UFS, Milton Serna.

(Foto: Marcelle Cristine/ Ascom TCE/SE)

A presidente do TCE destacou a importância da parceria com a universidade e explicou que o estudo vai nortear o tribunal na compra de energia pelo mercado livre e na implantação do uso da energia solar na corte de contas.

“Estamos firmando uma parceria para um projeto que tem o foco na sustentabilidade pois vamos colocar energia solar no nosso tribunal, e estamos fazendo economia de recursos, pois o gasto com energia elétrica é a segunda maior conta que temos. E a universidade mais uma vez se coloca à disposição do TCE, além de toda a parceria que já desenvolvemos, como nos cursos de mestrado e especialização”, explicou Susana Azevedo.

(Foto: Marcelle Cristine/ Ascom TCE/SE)

O reitor da UFS ressaltou a interação do TCE com a universidade, gerando benefícios para a sociedade. “Vamos produzir projetos para a melhoria do gasto da energia elétrica, criando condições para que o tribunal funcione melhor. Isso dá condições para que o nosso corpo docente e discente pense soluções que sejam necessárias para o tribunal. Assim, aplicamos uma melhor formação e devolvemos à sociedade o que temos melhor, que são nossas ações de pesquisa e extensão”, falou o Valter Joviniano.

O professor Milton Serna, responsável pela execução dos estudos, destaca que ação semelhante foi desenvolvida anteriormente na própria UFS. “Agora estamos levando para outras instituições do estado. Neste caso do TCE, vamos buscar alternativas para reduzir a conta com energia elétrica da instituição, em duas fases: a primeira será a contratação de energia no mercado livre, o que permite um menor preço; e a segunda etapa, a geração de energia fotovoltaica na entidade, com a colocação de placas de energia fotovoltaica no estacionamento”, explicou.

Max Augusto - Ascom TCE/SE

Atualizado em: Ter, 16 de julho de 2024, 12:39