Ter, 16 de julho de 2024, 12:53

Prograd publica edital para criação de grupos do Programa de Educação Tutorial
As propostas devem ser encaminhadas até 22 de julho

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd/UFS) publicou edital para seleção interna de propostas para novos grupos do Programa de Educação Tutorial (PET). O edital é uma resposta ao Edital n° 4, publicado em 10 de julho de 2024, pelo Ministério da Educação (MEC), que convoca as Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) a participarem do programa.

O Programa de Educação Tutorial (PET) é uma iniciativa que reúne grupos de estudantes de graduação, orientados por um docente com título de doutor e tem como objetivo integrar ensino, pesquisa e extensão, promovendo uma formação acadêmica interdisciplinar.

O edital prevê a seleção de até duas propostas, distribuídas em três linhas de ação distintas. A primeira linha, denominada "Rede de Integridade da Informação", foca em compreender e proteger o ecossistema informacional digital, combatendo a desinformação e promovendo a educação midiática, abordando temas como saúde pública, mudanças climáticas e inteligência artificial.

A segunda linha, "Rede Encontro de Saberes", visa integrar saberes populares e trabalhar com comunidades urbanas, quilombolas, indígenas e outras populações em vulnerabilidade social. E a terceira linha, “Rede de Integridade da Informação, que busca promover a reflexão, o debate consubstanciado e ações antirracistas nas instituições públicas de ensino superior e em torno da educação das relações étnico-raciais e da educação escolar quilombola.

As propostas deverão ser elaboradas e enviadas pelas coordenações de curso e conter, no máximo, 20 páginas. O arquivo deve estar em formato .doc (Word 97-2003 ou similares) e ser encaminhado para o e-mail asprog@academico.ufs.br, até o dia 22 de julho. Cada proponente pode submeter apenas uma proposta, indicando a linha de ação escolhida.

A submissão de propostas não garante a adesão automática como tutor. Caso a proposta seja aprovada pelo MEC, haverá um processo seletivo específico para a escolha dos tutores.

Para mais informações e cronograma completo, confira o edital, clicando aqui.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 16 de julho de 2024, 13:55