Qua, 17 de julho de 2024, 14:18

UFS e Finep dialogam sobre colaborações para fortalecer o ambiente científico e tecnológico
Reunião aconteceu na última segunda-feira, 15 de julho

Na última segunda-feira, 15, representantes da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estiveram reunidos com o presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Celso Pansera. O objetivo foi realizar uma aproximação com a empresa e dialogar sobre possíveis parcerias e colaborações.

Neste mês de julho, a UFS teve três propostas aprovadas na chamada pública “Infraestrutura de Pesquisa Proinfra 2023 Expansão” da Finep, englobando aproximadamente R$ 15 milhões para fortalecer e consolidar o ambiente científico e tecnológico. Para além disso, também foi abordado na reunião o lançamento de um novo edital pela Finep para investimento em parques tecnológicos nas universidades, como explica o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans.

Reunião contou com representantes da UFS, Finep, Secretaria do Estado de Planejamento e Fapitec. (foto: Arquivo pessoal)

“A reunião tratou de vários projetos aprovados que a UFS tem junto à Finep e sobre o lançamento de um edital pela financiadora para atender as regiões Norte, Nordeste e Centro-oeste, exceto Brasília, cujo principal objetivo é apoiar a estruturação e a modernização de parques tecnológicos nas universidades e institutos de pesquisa nessas regiões. Conversamos sobre as potencialidades que a Universidade Federal de Sergipe possui e, com o apoio da Finep, vamos tentar trazer uma Embrapii - Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial”, afirma Lucindo.

O encontro aconteceu durante o Seminário de Inovação do Estado de Sergipe, que teve como foco dialogar sobre a construção da agenda sergipana de Inovação. Na oportunidade, o presidente da Finep fez questão de convidar a UFS para uma reunião específica.

Segundo o reitor Valter Santana, a universidade, após a instalação da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agitte), vem fomentando uma cultura inovadora na instituição e no estado, fazendo parte do ecossistema de inovação. “Participamos desse evento na esperança de ser um marco para o estado de Sergipe. Que projetos inovadores possam fomentar o desenvolvimento e, junto com a universidade, melhorar o desempenho acadêmico dos nossos alunos, fazendo com que a UFS contribua diretamente na qualificação do nosso estado com a formação de profissionais de alto nível. E foi uma oportunidade também de dialogar com o presidente da Finep que veio a Sergipe para o evento e abriu agenda para uma reunião específica com a nossa instituição, na qual foi possível apresentar projetos e dialogar sobre colaborações da nossa instituição com a financiadora, que retoma grandes investimentos no fomento à ciência e à inovação em nosso país”.

Reitor Valter Santana (centro), pró-reitor Lucindo Quintans (esq.) e diretor Antonio Martins (dir.) durante evento. (foto: Arquivo pessoal)

A reunião também contou com a presença do diretor da Agitte/UFS, Antônio Martins, do secretário especial de Planejamento, Orçamento e Inovação de Sergipe, Julio Filgueira, e do diretor presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), Alex Garcez.

De acordo com o pró-reitor Lucindo Quintans, a expectativa é atender cada vez mais a demanda científica e tecnológica do estado. “A gente apresentou as demandas do estado, em diálogo com a Secretaria de Planejamento e a Fapitec, para a construção de propostas conjuntas para que editais possam ser lançados com foco em atender as demandas científicas e tecnológicas de Sergipe. Dentre elas, a questão de trabalhar com mecanização e incorporação de inteligência artificial na agricultura, na saúde e em outras áreas, e a modernização do parque de tecnologia de comunicação do estado, além também de toda a parte de transmissão e banco de dados e do desenvolvimento do polo de saúde do estado”.

Letícia Nery - Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 17 de julho de 2024, 15:36