Qui, 18 de julho de 2024, 13:34

PEC-G: UFS ofertará 56 vagas a estudantes estrangeiros de graduação
Programa dos Ministérios da Educação e Relações Exteriores visa a internacionalização da educação superior brasileira

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) ofertará 57 vagas distribuídas em 26 opções de cursos de graduação nos campi de São Cristóvão, Itabaiana e Lagarto a estudantes estrangeiros que se cadastrarem no Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G).

Criado em 1965, o programa é realizado pelos Ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE) e é uma das ferramentas mais antigas e consolidadas de internacionalização da educação superior brasileira.

As vagas ofertadas pela instituição obedecem ao Edital nº 03, lançado no último dia 9 de julho, que regula o processo seletivo do Programa de Estudantes-Convênio (PEC) nas modalidades Graduação (PEC-G) e Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE) para ingresso em 2025.

De acordo com Diana Chiara, diretora em exercício do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados da UFS (DELIB), o programa é uma oportunidade ímpar para discentes estrangeiros que cursarão toda a sua graduação na instituição, conhecendo e vivendo em Sergipe.

“Esses estudantes serão agentes ativos e compartilhadores da interculturalidade que o PEC-G proporciona. O número de vagas ofertadas pela UFS tem sido crescente, representando um aumento de 16% em relação à 2024 e, desse modo, esperamos que, nos próximos anos, essa oferta continue em ascensão e possa focar nos cursos prioritários, estabelecidos pela Coordenadoria Geral de Assuntos Internacionais - CGAI/MEC, objetivando enriquecer ainda mais a internacionalização em nossa universidade”, explica.

Para a professora Érica Winand, chefe da Coordenação de Relações Internacionais (Cori/UFS), a participação ativa da universidade no programa reflete o compromisso com um intercâmbio cultural voltado à valorização da diversidade e da integração de todos os saberes e tradições, como efetivo caminho de paz, diálogo entre os povos e redução das injustiças globais.

“A Cori realiza os primeiros atendimentos aos estudantes PEC-G, abrindo-se a ajudá-los na familiarização com nosso campus, nossa cultura organizacional, buscando promover integração social e acadêmica e maior sentimento de pertencimento. Apoia também na regularização de documentos pessoais, no auxílio informacional quanto à inscrição nos serviços governamentais de bem-estar social, como o SUS, em emergências de saúde, além de comunicações consulares e diplomáticas com seu país de origem. Para além disso, temos submetido, anualmente, à Proest, um plano de trabalho para contratar estudantes bolsistas PRODAP que possam fazer um acompanhamento mais humano e caloroso da vida deste estudante PEC-G e de outros acadêmicos internacionais, promovendo espaço de escuta e solidariedade às necessidades surgidas e atuando, junto aos setores competentes, na reivindicação de soluções, quando preciso", destaca a coordenadora.

Natural do Mali, Nantenin Diarra ingressou no curso de Direito da UFS através do PEC-G e reforça a importância do programa para sua formação pessoal e profissional.

“Antes de chegar à UFS, eu pensava em mudar de universidade, pois Sergipe é o menor estado do Brasil. Mas, ao chegar aqui e conhecer todas as oportunidades que a UFS oferece aos alunos PEC-G, fiquei interessada em continuar e explorar mais. Minha experiência tem sido incrível até agora. É claro que a língua representa um desafio, pois não é fácil ser estrangeiro em um país onde se fala outro idioma, especialmente na universidade, que é um ambiente completamente diferente. Ainda assim, estou muito feliz por ter decidido ficar. As pessoas são muito acolhedoras, e desde que cheguei, tenho recebido muito suporte da instituição”, diz a estudante.

Graduado em Relações Internacionais pelo PEC-G/UFS, Dorland Pohang, natural do Gabão, enfatiza os resultados positivos diante da oportunidade de internacionalização do programa.

“Minha experiência na UFS como PEC-G foi muito enriquecedora. Graças à comunidade estudantil e aos técnicos, pude não só adquirir os conhecimentos sobre política internacional, mas também conhecer a cultura de Sergipe e do Nordeste no geral. Sergipe me permitiu fazer amizades que levarei para a vida toda. Nos momentos de incerteza, sempre tive apoio e orientação para resolver as documentações e entender melhor o funcionamento do sistema educacional brasileiro. Minha passagem na UFS foi marcada por um povo acolhedor, receptivo e que gosta de ajudar o próximo”, disse Dorland.

O PEC-G facilita o acesso das instituições participantes a candidatos estrangeiros, ao oferecer a rede de postos do MRE no exterior como ponto de divulgação, de contato e de coleta da documentação dos estudantes interessados. A Portaria Interministerial nº 7/2024, publicada no último mês, modernizou o programa para atrair mais estudantes estrangeiros para o Brasil.

Mais informações sobre o programa podem ser obtidas na seguinte página do Portal do MRE.

Jéssica Vieira - Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 19 de julho de 2024, 09:24