Com o propósito de conscientizar os motoristas e pedestres que frequentam a Universidade Federal de Sergipe (UFS) diariamente, a Coordenação de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho (Coaset/UFS), em conjunto com a Fundação Brasil Ecoar, promoveu a campanha de trânsito “UFS em Movimento” na manhã da última terça-feira, 16. Com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de São Cristóvão, a ação de panfletagem aconteceu nas duas entradas do campus.
Os mais de 20 mil estudantes do campus sede, além de técnicos administrativos e docentes, trazem um fluxo intenso de automóveis e motocicletas. Segundo Genésio Ribeiro, coordenador da Coaset, elucidar os motoristas sobre o limite máximo de velocidade foi uma das premissas da campanha.
“A campanha ‘UFS em Movimento’ deu uma atenção especial aos motoristas quanto à velocidade máxima nas vias internas do campus, que é de 30 km/h, além do respeito à legislação de trânsito, incluindo os estacionamentos. Na manhã da ação, tivemos um público contemplado de 5 mil pessoas. E, apesar de termos nossos objetivos atendidos, ficou evidente que será importante realizarmos novas atividades”, explicou Genésio.
Além de prezar pela segurança dos pedestres, a ação também buscou sensibilizar os motoristas sobre os animais presentes na universidade. Além dos gatos, figuras já conhecidas pela comunidade, pequenos animais silvestres podem ser avistados principalmente ao anoitecer, como raposas e corujas.
Nesse sentido, a assistente administrativa do Coaset, Lívia Santos, que também participou da organização da campanha, acredita que a “UFS em Movimento” foi um sucesso. “A campanha atendeu às nossas expectativas de maneira bastante satisfatória. Recebemos um forte apoio da SMTT, que esteve presente durante toda a campanha, o que ajudou a legitimar e fortalecer nossas ações. Durante a panfletagem, observamos que muitas pessoas realmente leram os materiais entregues, o que indica um alto nível de engajamento. Além disso, as interações diretas com motoristas e pedestres nos permitiram esclarecer dúvidas e reforçar mensagens importantes”.
Brunna Martins - Ascom UFS