Sex, 19 de julho de 2024, 10:38

Interior de Sergipe recebe primeiro doutorado de Saúde pela UFS
Com ele, a universidade alcança a marca de 25 programas de doutorado
O doutorado aprovado foi na área de “Medicina I” para o Campus de Lagarto. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O interior de Sergipe recebe o primeiro doutorado de Saúde, no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe. O doutorado aprovado foi na área de “Medicina I”, pela Propostas de Cursos Novos (APCN) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans, ressalta que a aprovação foi importante, já que a UFS ainda está consolidando a pós-graduação. “A aprovação de mais um doutorado é muito relevante porque a UFS possui uma pós-graduação ainda jovem. Esse é um programa estratégico porque está vinculado à área de saúde, na qual a universidade tem se destacado nos últimos anos na produção científica qualificada, o que também coaduna com todo o trabalho que a Universidade Federal de Sergipe fez no enfrentamento da pandemia da Covid-19, com formação de recursos humanos, pesquisas e vacinação. Eu entendo que a universidade está no processo de consolidação da pós-graduação e esse programa faz parte dessa fase”.

Lucindo Quintans é pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Lucindo explica que o doutorado ainda passará pelo processo de homologação. “O programa foi aprovado, mas ele precisa ser homologado pelo Conselho Nacional de Educação. E agora ele só pode iniciar as ações a partir disso, que é quando a Capes autoriza o início das atividades . Então, a gente tem que esperar um pouco para que esse programa possa ser homologado pelo CNE”.

O diretor do Campus de Lagarto, professor Makson Oliveira, acredita que o momento é de comemoração. “A chegada do doutorado eleva o desenvolvimento da pesquisa científica no campus e nos traz a possibilidade de termos os espaços da rede de saúde como cenário de pesquisas. É um corpo docente muito qualificado, temos nomes aparecendo em listas nacionais e internacionais de destaque na área”, avalia.

Makson Oliveira é diretor do Campus de Lagarto. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A coordenadora do PPGCAS, professora Raphaela Granzotti, considera a aprovação do doutorado um grande avanço. “É um grande feito para a Universidade Federal de Sergipe e, principalmente, para o Campus de Lagarto. É um campus no interior do menor estado do país com um doutorado com metodologias ativas, que é uma coisa muito inovadora em todo o país, dentro dessa área. Eu vejo isso como um amadurecimento acadêmico”, observa.

A professora Raphaela Granzotti é coordenadora do PPGCAS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A coordenadora adjunta, professora Kelly Silva, acredita que o novo doutorado vai proporcionar a continuidade dos estudos no campus. “A gente tem um grande número de egressos do mestrado e, agora, eles vão poder dar seguimento aos estudos durante o doutorado no próprio campus. A gente sabe que parte desses alunos permanece na região, então eles vão contribuir também com a rede de saúde da região, além do desenvolvimento da pesquisa científica”, afirma.

A professora Kelly Silva é coordenadora adjunta do PPGCAS. (foto: Ana Laura Farias/Campus de Lagarto)

A professora Rosana Siqueira, docente do PPGCAS e do Departamento de Educação em Saúde do Campus de Lagarto, acredita que o doutorado será muito importante para os discentes e também para a região. “Eu diria que é um grande divisor de águas. É a oportunidade de desenvolver pesquisadores com espírito crítico e trazer qualificação profissional. É algo que tende a desenvolver muito a comunidade local. Minha expectativa enquanto professora é a melhor possível”.

Rosana Siqueira é docente do PPGCAS e do Departamento de Educação em Saúde do Campus de Lagarto. (foto: Ana Laura Farias/Campus de Lagarto)

O professor André Barreto, também do PPGCAS e do Departamento de Educação em Saúde, destaca as metodologias ativas como grande diferencial do novo doutorado.

“Na pós-graduação na área de saúde, o uso das metodologias ativas no Brasil ainda é incipiente, então eu acredito que, futuramente, nós seremos uma grande referência nessa linha. Acredito que teremos experiências aqui no Campus de Lagarto que podem ser implementadas em outros programas de pós-graduação no Brasil. Além disso, aqui para o campus, sinto que é o fechamento de um ciclo, pois podemos ter inclusive esses doutores retornando para cá enquanto docente e contribuindo para a formação de novos alunos. Pessoalmente, ver o campus iniciar um doutorado é também a realização de um sonho, observa.

André Barreto é professor do PPGCAS e do Departamento de Educação em Saúde do Campus de Lagarto. (foto: Ana Laura Farias/Campus de Lagarto)

PPGCAS

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Aplicadas à Saúde do Campus de Lagarto possui três linhas de pesquisa: Pesquisa Clínica Avançada; Estudos Experimentais em Saúde; e Educação e Saúde das Populações e seus Determinantes.

O programa alcançou o conceito 4 na avaliação da Capes em 2022 e o pedido de abertura de doutorado foi feito em 2023. O PPGCAS já formou cerca de 120 egressos.

Com esse doutorado, a UFS alcança a marca de 25 doutorados no total, sendo o segundo do interior do estado. O primeiro foi o de Arqueologia, localizado no Campus de Laranjeiras.

Ana Laura Farias - Campus de Lagarto e Leticia Nery - Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 29 de agosto de 2024, 12:51