Sex, 19 de julho de 2024, 11:42

Posgrap abre período de demonstração de interesse para editais lançados pela Finap
Docentes interessados devem responder formulário online até 23 de julho

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (Posgrap/UFS), através da Coordenação de Pesquisa (Copes/UFS) e da Divisão de Captação de Recursos (Dicap/UFS), divulgou o lançamento de duas chamadas públicas vinculadas a Financiadora de Estudos e Projetos (Finap), empresa pública do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

As chamadas fazem parte da parceria entre a universidade e a Finap, abrangendo Instituições Científicas e de Inovação Tecnológica (ICTs) como público alvo. A demonstração de interesse deve ser realizada por docentes até o dia 23 de julho. Após isso, a UFS realizará seleção interna para escolha dos projetos.

Vale salientar para os interessados a importância de iniciar a construção da proposta, conforme as exigências da chamada a que pretendem concorrer, antes mesmo da divulgação da seleção interna. Desta forma, terão maiores chances de serem contemplados e fazerem parte da proposta da UFS. Conheça mais sobre as chamadas públicas abaixo:

Saiba Mais

A Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/Identidade Brasil – Recuperação e Preservação de Acervos 2024 tem a finalidade de conceder apoio financeiro a projetos institucionais que visem à preservação da infraestrutura e a realização de tarefas de divulgação e restauração de patrimônio material, além de garantir a conservação de documentos através de digitalização e criação de aplicativos e software. As inscrições para essa chamada são divididas em dois grupos: o primeiro, diz respeito a instituições que desenvolvem trabalhos a partir de artigos científicos e tecnológicos e, o segundo, é composto por acervos históricos e culturais.

Já a Chamada Pública MCTI/FINEP/FNDCT/Ação Transversal/CT-Agro – 01/2024 tem com intuito apoiar ICTs que promovem soluções para os problemas tecnológicos enfrentados no dia a dia do sistema agroalimentar, com isso, o edital fortalecerá a agricultura familiar e a bioeconomia, buscando, ainda, fomentar a cooperação local, regional e nacional das instituições participantes. Para regular a seleção, o edital prevê a obrigatoriedade da inclusão de “desafios” nas propostas enviadas, entre eles está o beneficiamento da população local que atua na cadeia inicial de produção. Além disso, a chamada pública faz parte do Programa MCTI de Segurança Alimentar e Erradicação da Fome - Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas para Cadeias Socioprodutivas da Bioeconomia e Sistemas Agroalimentares.

Para responder ao formulário de demonstração de interesse e ter acesso a mais informações, clique aqui.

Com informações da Copes

Atualizado em: Sex, 19 de julho de 2024, 11:44