Sex, 19 de julho de 2024, 13:23

UFS inaugurará Coworking das empresas juniores e ligas acadêmicas
Evento acontece no dia 24/07, às 10h, entre os prédios do CECH

Na próxima quarta-feira, 24, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) – através do Centro de Empreendedorismo (Cemp) e da pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) - irá inaugurar o Coworking das Empresas Juniores e Ligas Acadêmicas da instituição. O evento acontecerá às 10h, na antiga Ilha Comercial localizada entre os prédios do CECH.

Empresas Juniores são organizações sem fins lucrativos e com fins educacionais formadas por estudantes, sob orientação dos professores, com o objetivo de oferecer experiência prática em suas áreas de estudos, preparando-se para o mercado de trabalho, através de desenvolvimentos de projetos e evolução técnica, pessoal e acadêmica. Para ingressar nas Empresas Juniores, o estudante deverá participar dos processos seletivos, que podem acontecer em etapas como, por exemplo, entrevista, prova e capacitação.

As Ligas Acadêmicas são entidades constituídas e fundamentadas por um grupo de estudantes, orientados por um(a) docente, que buscam aprofundar seus conhecimentos e desenvolvimentos na formação: pesquisa, ensino e extensão. Os propósitos educacionais da liga se constituem em organizar e promover atividades de caráter científico e social que visem o desenvolvimento científico, técnico, cultural e profissional do discente de modo complementar à sua formação acadêmica, desenvolver atividades que contemplem o ensino, a iniciação a pesquisa e inovação e a extensão universitária, dentre outros. Para participar das Ligas Acadêmicas, o estudante deve procurar a direção da liga acadêmica da qual deseja fazer parte e se informar sobre o período e a forma de ingresso.

Na UFS, as Empresas Juniores são coordenadas pelo Cemp e as Ligas pela Coordenação de Tecnologias Sociais Ambientais (CTSA), ambas vinculadas à Proex. Essas unidades são responsáveis pela elaboração, publicação e condução de editais de extensão específicos, onde uma nova Empresa Junior e Liga Acadêmica poderá apresentar a documentação necessária para cadastrar formalmente a organização.

Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 19 de julho de 2024, 15:18