Ter, 23 de julho de 2024, 09:24

Ranking organizado por universidade holandesa coloca UFS em posição de destaque
UFS é a 44ª melhor da América do Sul, 34ª do Brasil e 7ª do Nordeste

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) voltou a ser destaque em um ranking internacional. Desta vez, ao figurar entre as instituições mais importantes da América do Sul no CWTS Leiden Ranking 2024, ranking organizado pelo Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia (CWTS) da Universidade de Leiden, na Holanda.

O CWTS Leiden Ranking 2024 oferece informações importantes sobre o desempenho científico de mais de 1,5 mil grandes universidades em todo o mundo. Para o reitor da UFS, Valter Santana, o reconhecimento reflete a realidade atual da instituição. “É sempre um motivo de orgulho quando nossa universidade se posiciona em rankings nacionais e internacionais em lugar de destaque. É o reflexo de um trabalho pautado na reorganização administrativa, que propicia aos nossos docentes melhores condições, refletindo em ganhos acadêmicos para os nossos alunos. É justamente o engajamento de toda a comunidade na busca desses resultados que nos motiva a construir sempre uma universidade mais justa e mais forte”, pontua o reitor.

Reitor da UFS, Valter Santana diz que resultado reflete realidade atual da instituição. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Conquista

Neste ranking, a Universidade Federal de Sergipe foi classificada como a 44ª melhor universidade da América do Sul, 34ª melhor universidade do Brasil e a 7ª do Nordeste. De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans, o CWTS Leiden Ranking, avalia aspectos como produção científica, impacto das pesquisas, colaboração internacional e diversidade de estudos.

“Esses critérios evidenciam o esforço da universidade e de seus pesquisadores para gerar conhecimento relevante e promover a integração global da pesquisa promovida, reconhecimento que reflete também a recente conquista da nota 5, a nota máxima, obtida pela UFS no recredenciamento institucional do MEC, o que confirma nosso compromisso com a excelência acadêmica e a inovação”, ressalta.

Lucindo Quintans é pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS. (foto: Ascom UFS)

“A melhoria contínua dos indicadores da nossa pós-graduação, incluindo a elevação da nota na Quadrienal da Capes de quase metade dos programas stricto sensu de mestrado e doutorado, é um incontestável indicador de sucesso do nosso planejamento estratégico. Pela primeira vez, alcançamos dois programas com nota 6, considerados de excelência, mesmo diante dos desafios impostos por cortes de recursos nos últimos anos”, complementa o pró-reitor.

Lucindo enfatiza que a universidade, mesmo ciente de que outros avanços são necessários, especialmente relacionados com a infraestrutura, celebra a posição de prestígio no CWTS Leiden Ranking 2024. “Os R$ 100 milhões que serão destinados à universidade pelo Programa de Aceleração do Crescimento da Educação, promovido pelo MEC, permitirão outros avanços, como a melhoria da própria infraestrutura, do sistema de internet, reformas prediais, melhorias na aquisição de novos equipamentos e na modernização de alguns existentes e ainda permitirá que toda a mesorregião de Estância seja beneficiada com mais um campus da UFS, seu sétimo. Esta conquista, embora motivo de celebração, é também um lembrete de que a busca pela excelência é um processo contínuo e coletivo”, detalha.

Relevância

Uma das beneficiadas pelos avanços conquistados pela UFS é a doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da universidade, Edilsa Bastos. “Estar cursando hoje o doutorado em Educação pela UFS é uma honra. Impulsionada pelas pesquisas científicas voltadas para aspectos da história da educação, ingressei no doutorado da UFS em 2022. Integro o grupo de Pesquisa Cátedra Marquês de Pombal e confesso que nada disso seria possível se não fosse pelas pesquisas acadêmicas. Enquanto pesquisadores, temos o compromisso junto à universidade, meio acadêmico e sociedade, com a responsabilidade de levantar questões que nos conduzam a pesquisar. Outra questão importante é a relevância social das pesquisas acadêmicas, pois consistem em estruturar a sociedade de acordo com o conhecimento científico produzido e publicado, corroborando para as bases de comunicações tecnológicas disponíveis à sociedade”, declara a doutoranda.

Edilsa Bastos é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFS. (foto: arquivo pessoal)

Para Edilsa, toda área do conhecimento precisa de pesquisa científica, e o Brasil possui diversas universidades bem estruturadas para a produção de estudos e pesquisas consistentes nos cursos de mestrado e doutorado. “A Universidade Federal de Sergipe está na direção certa, afinal tivemos aumento na pontuação em termos de qualidade dos programas de pós-graduação. Portanto, o resultado das pesquisas tende realmente a impactar as ações das pessoas e instigá-las a clarear e ampliar a sua visão de mundo”, contextualiza a pesquisadora.

Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 23 de julho de 2024, 09:49