O Núcleo da Ação Saberes Indígenas na Escola da Universidade Federal de Sergipe (Asie/UFS) está realizando, pela primeira vez no estado, a formação continuada de professoras indígenas. Nos dias 19, 20 e 21 de julho ocorreu a primeira etapa desta formação, voltada para orientadoras que atuarão futuramente na Ação Saberes Indígenas em escolas dos territórios Xokó (Porto da Folha/SE), Kariri-Xokó (Porto Real do Colégio/AL) e Wassu-Cocal (Joaquim Gomes/AL).
Vinculado ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi/UFS) e com apoio do Coletivo de Estudantes Indígenas e Quilombolas José Apolônio, o curso foi financiado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi/MEC) e realizado em território Xokó, na cidade de Porto da Folha.
A coordenadora institucional Asie/UFS, Edinéia Tavares, elencou as atividades propostas neste primeiro curso de formação e futuras etapas da ação.
“Na primeira etapa, ocorrida no território Xokó, foram abordados estudos teóricos, diálogos interculturais e o planejamento da elaboração de materiais didáticos específicos para a educação escolar indígena. Também teremos etapas de formação na universidade, no território Kariri-Xokó e em cada escola de cada comunidade vinculada ao projeto”, contou Edinéia.
Uma das coordenadoras indígenas do núcleo da universidade, professora Rejane Souza, pertence à terra indígena Kariri-Xokó, localizada no estado de Alagoas. Para ela, um dos principais objetivos da ação é estimular a prática intercultural entre professores.
“Nós buscamos promover o diálogo entre essas comunidades com o intuito de contribuir para o fortalecimento da educação escolar indígena nos territórios envolvidos e a criação e fortalecimento do território etnoeducacional, incluindo ainda a produção de material didático-pedagógico específicos elaborados a partir do planejamento a ser feito junto às professoras indígenas de cada povo”, concluiu Rejane.
Brunna Martins - Ascom UFS