Qua, 24 de julho de 2024, 17:51

Consulta Pública para Eleição de Reitor e Vice-Reitor da UFS
Processo eleitoral oficial ainda não foi instaurado

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza este ano a consulta pública à comunidade para a eleição de reitor e vice-reitor para o quadriênio 2025-2029. Pela primeira vez, a consulta pública será realizada enquanto processo oficial e democrático que envolverá estudantes, professores e técnicos-administrativos. O processo eleitoral, normatizado em 2022 pela resolução nº 44, ainda não foi instaurado.

A consulta pública a ser conduzida por uma comissão eleitoral é atualmente o único meio institucional reconhecido para a escolha dos dirigentes da UFS. O processo seguirá normas para garantir transparência, segurança e participação da comunidade, assim como já ocorre em diversas universidades públicas do país.

Além deste processo oficial, que ainda será instituído, existe pesquisa em andamento, conduzida por entidades representativas, que, embora reflita o interesse em promover a participação da comunidade, não se sobrepõe à consulta oficial da UFS. Portanto, não há duas eleições para reitor e vice. As pesquisas paralelas não possuem respaldo normativo e, portanto, não influenciam o resultado oficial da eleição.

A UFS reforça que a consulta pública institucional é a única forma legítima de eleição para os cargos de reitor e vice-reitor. A participação ativa da comunidade acadêmica é essencial para garantir a integridade e legitimidade do processo.

Para mais informações sobre o processo eleitoral, os membros da comunidade são incentivados a consultar os canais oficiais da UFS.

Informações úteis:

Saiba quem integrou o Grupo de Trabalho responsável pela elaboração da resolução nº 44 (2021)

UFS regulamenta a consulta à comunidade para eleições de reitor e diretores de Centro e Campus (2022)

Resolução nº 44/2022/Consu

Conheça a legislação que normatiza o processo de escolha dos dirigentes universitários

Sessão do Consu em 21/11/2022 para a aprovação da resolução nº 44 (2022)

Ministério da Educação fornece instruções processuais para envio da lista tríplice para nomeação de dirigente máximo (2024)

Nota Pública a respeito de informações falsas em torno das normas do processo eleitoral (2024)

Confira as perguntas mais frequentes sobre o processo eleitoral da UFS (2024)

Universidade Federal de Sergipe

Atualizado em: Qui, 25 de julho de 2024, 11:27