Sex, 26 de julho de 2024, 11:01

UFS inicia processo eleitoral para Escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a)
Pela primeira vez em 56 anos, docentes, técnicos e estudantes escolherão diretamente os dirigentes da instituição

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) anunciou hoje, 26 de julho, a composição da Comissão Eleitoral que coordenará o processo de escolha para Reitor(a) e Vice-Reitor(a). A portaria estabelece que a Comissão Eleitoral será responsável por coordenar e conduzir o processo eleitoral. Esta será a primeira vez em que a escolha da comunidade acadêmica (docentes, técnicos administrativos e estudantes) será oficialmente referendada pelos Conselhos Superiores da Instituição para a composição da listra tríplice a ser enviada ao Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o artigo 4º da Resolução nº 44/2022 do Conselho Universitário, a Comissão Eleitoral será composta por onze membros, distribuídos da seguinte forma:

- Três docentes efetivos da UFS, indicados pelo Conselho Universitário;
- Três técnicos-administrativos efetivos da UFS, indicados pelo Conselho Universitário;
- Três discentes da UFS, indicados pelo Conselho Universitário;
- Um representante do Conselho Diretor;
- Um representante da sociedade civil, integrante do Conselho Universitário.

Os membros docentes, técnicos-administrativos e discentes serão escolhidos pelo Conselho Universitário em reunião ordinária ou extraordinária, podendo ser inscritos individualmente ou indicados por entidades representativas.

Os interessados em compor a Comissão Eleitoral deverão se inscrever entre 29 de julho e 09 de agosto de 2024, preenchendo o formulário constante no Anexo I da portaria e enviando-o à Secretaria dos Conselhos Superiores ou para o endereço eletrônico consu@academico.ufs.br. Entidades como a Associação dos Docentes (ADUFS), o Diretório Central dos Estudantes (DCE) e o Sindicato dos Trabalhadores Técnicos Administrativos (SINTUFS) também poderão indicar candidatos através do formulário no Anexo II.

A Comissão Eleitoral será constituída após a resolução do Conselho Universitário, e os seus membros terão cinco dias úteis para realizar a primeira reunião, onde serão escolhidos um presidente, um vice-presidente, um primeiro secretário e um segundo secretário. O cronograma do processo eleitoral será publicado posteriormente, com observância às disposições da Resolução nº 44/2022.

O resultado final das eleições, com a indicação da lista tríplice para Reitor e Vice-Reitor, deverá ser publicado até 15 de outubro de 2024.

ASCOM/UFS

Atualizado em: Seg, 05 de agosto de 2024, 11:52