Sex, 26 de julho de 2024, 17:04

Abertas as inscrições de estudantes para o Programa Licenciandos/as na Escola
Interessados devem se inscrever até o dia 31 de julho

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Sergipe (Prograd/UFS) publicou processo seletivo com vagas para o Programa Licenciandos/as na Escola (Prolice). Os principais objetivos são prestar apoio a estudantes da educação básica, relacionar e ampliar as atividades de ensino com a iniciação profissional de futuros docentes e integrar o ensino superior com a educação básica.

São ofertadas vagas para o Campus de São Cristóvão nos cursos de licenciatura em Geografia, História, Letras Português-Espanhol, Matemática e Química e para o Campus de Itabaiana nos cursos de licenciatura em Biologia, Geografia, Letras Português, Pedagogia e Química.

+Clique aqui para acessar o Edital Nº 31/2024/Prograd

Para o pró-reitor de Graduação da UFS, Dilton Maynard, o Prolice apresenta resultados positivos tanto para bolsistas quanto para estudantes e docentes das escolas que servem de campos de práticas. "É um programa da UFS que permite ao licenciando o contato com a realidade do chão da sala de aula, amplia a experiência no conhecimento das exigências da educação básica e também motiva ações de inovação pedagógica. A presença de grupos do Prolice em escolas da rede pública de Sergipe, em diversas cidades, deixa evidente o protagonismo que a UFS tem cumprido na formação de professores em nosso estado".

As inscrições devem ser feitas até o dia 31 de julho por meio de formulário online disponível no edital, com envio da documentação obrigatória. A bolsa será mensal, no valor de R$ 700, paga pela Pró- Reitoria de Assuntos Estudantis, com recursos PNAES, subordinadas à disponibilidade financeira.

Segundo a diretora do Departamento de Licenciaturas e Bacharelados (Delib/UFS), Fernanda Bispo, o Prolice é resultado de um projeto de apoio pedagógico inspirado nos programas da Capes para somar com as boas práticas de formação docente. “Os editais para o Prolice são oportunidades para os estudantes de licenciatura participarem de um núcleo que permita, de fato, vivenciar a escola já com o olhar docente e colocar na prática a teoria do seu curso de licenciatura”.

Para receber a bolsa, o estudante precisa estar inscrito e ter sido considerado apto de acordo com o resultado final das chamadas públicas vigentes da Proest, ter vínculo ativo em curso de licenciatura da UFS na área do plano de trabalho pretendido, declarar que possui, pelo menos, oito horas semanais para dedicação às atividades do Prolice, e ter sido aprovado em processo seletivo específico para um dos planos de trabalho proposto pelo programa.

De acordo com a coordenora institucional do Prolice, Laiany Rose, o edital amplia possibilidades de permanência para discentes das licenciaturas. “O Prolice é um programa que forma docentes e os desafia a vivenciar no chão das escolas as ideias, com tempo, apoio e instrumentos para experimentar, avaliar e sistematizá-las nas escritas, as quais têm sido divulgadas através dos livros que temos construído. Compreendendo que a prática pedagógica se faz nos espaços distintos e de diferentes formas, o Prolice tem enriquecido a formação dos licenciandos, assim como fomentado a articulação da universidade com a educação básica, firmando o tripé da universidade de ensino, pesquisa e extensão”

Letícia Nery - Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 26 de julho de 2024, 18:13