Qua, 31 de julho de 2024, 15:42

Grau Mérito Universitário Especial em Artes e Cultura Popular e Saberes e Fazeres são entregues pela UFS
Evento busca valorizar e reconhecer os mestres do conhecimento popular do estado
Evento foi realizado no auditório Libório Firmo, no Campus de São Cristóvão. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Entre os olhares de atenção, curiosidade e alegria do público aconteceu a cerimônia de entrega do Grau de Mérito Universitário Especial, uma honraria concedida aos que se destacam e que tenham competência na produção de diferentes saberes, fazeres e linguagens de todas as áreas do conhecimento popular e tradicional. O evento "Encontro de mestres e amigos" aconteceu na última terça-feira, 30, no Auditório Libório Firmo (prédio da Reitoria) no Campus de São Cristóvão.

Para o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, a realização de cerimônias como essa agregam valor na disseminação da cultura sergipana e contribuem na valorização dos que constroem diariamente esse cenário. “Quando a universidade abraça essas pessoas e reconhece o trabalho individual e coletivo, mostra para todos que a UFS é de cada um deles e isso fortalece o que realizamos aqui. Ajudamos a proteger a cultura local e trazemos também o ambiente interno da universidade mais leve e mais propício a ações de inovação”.

Valter Santana é reitor da UFS. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Auditório Libório Firmo esteve lotado durante a solenidade. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Durante a solenidade, foram certificados 44 mestres entre Artes e Cultura Popular (A.C.P) e Saberes e Fazeres (S.F) que, junto ao público presente, lotaram o espaço. Dentre os mestres reconhecidos, José Luiz Santos, popularmente conhecido como Mestre Saci Quilombola, não conseguiu esconder a alegria de ter o trabalho de uma vida inteira celebrado entre os presentes no evento.

Mestre Saci Quilombola foi certificado com o título de mestre em Artes e Cultura Popular. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

“Faço parte da comunidade quilombola, que é o primeiro quilombo urbano de Sergipe e segundo do Brasil, localizada na comunidade Maloca. Fui mestre cacumbi mirim durante dez anos e agora tenho um sentimento de realização, estando na universidade e mostrando minhas contribuições. Posso dizer que isso aqui é a realização de um sonho”, comemora o mestre.

Aos 59 anos, Mestre Saci Quilombola é percussionista de ritmos, cantos e saberes da cultura negra, atuando no movimento carnavalesco do Lambe Sujo, em Laranjeiras/SE. Com toda sua contribuição cultural para o estado, a UFS o reconheceu como mestre em Artes e Cultura Popular.

Outro homenageado foi o líder comunitário e babalorixá Gilvan César Cruz, conhecido como Pai Gil Caboclo. O líder religioso comentou sobre a luta em manter viva as tradições de religiões de matriz africana em Sergipe. “Fiquei surpreso quando soube que estaria aqui e considero essa uma premiação no sentido da luta do meu povo em manter nossa ancestralidade viva, mesmo diante do preconceito".

+Confira a lista dos 44 mestres homenageados no evento - Edital Nº 20/2023/Proex Raex

Pai Gilberto Caboclo foi certificado com o título de mestre em Saberes e Fazeres. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

"Estou feliz por esse espaço tão importante aberto pela UFS para todos que estão aqui presentes”, pontua o babalorixá.

Pai Gil Caboclo é líder comunitário do Povoado Olhos D’água, em Boquim/SE, além de ser babalorixá do Centro de Umbanda e Ponto de Cultura São Cosme e São Damião. Por disseminar o conhecimento ancestral, a Universidade Federal de Sergipe o reconheceu como mestre em Saberes e Fazeres.

Mérito Universitário Especial

O Conselho do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Sergipe (Conepe/UFS) instituiu, por intermédio da Resolução nº 14/2019, o Grau de Mérito Universitário Especial no âmbito da UFS voltado a pessoas com comprovada experiência e que não sejam detentoras de formação acadêmica de graduação e de pós-graduação.

Os editais para concessão dos títulos são publicados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). “Estamos dando seguimento a uma ação que visa certificar os mestres populares do nosso estado e é com muita alegria que a Proex celebra o resultado final desse trabalho”, afirma a pró-reitora Sueli Pereira.

Sueli Pereira é pró-reitora de Extensão e Cultura da UFS. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O público que esteve presente na cerimônia presenciou uma tarde de partilha de conhecimentos culturais que vão muito além do campo universitário. O estudante do curso de Biblioteconomia e Documentação da UFS, David Santos, chegou cedo para a solenidade que ele já conhece há longo prazo.

David Santos é estudante de Biblioteconomia e Documentação. (Foto: Adilson Andrade / Ascom UFS)

“Na última entrega do mérito universitário eu estive aqui porque meu padrinho estava na lista dos que receberam o certificado. O evento em si me agradou muito e me fez conhecer coisas que eu desconhecia da nossa própria cultura. Agora, eu retorno cheio de expectativas e com um conterrâneo que foi certificado também”, comenta o estudante.

Apresentações foram realizadas no pátio do prédio da Reitoria. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
(Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Ao final do evento, houve uma apresentação com os mestres certificados e seus grupos culturais no pátio do prédio da Reitoria.

Janaína Cavalcante - Bolsista

Letícia Nery - Ascom UFS