Sex, 09 de agosto de 2024, 16:12

Fórum das Ligas Acadêmicas da UFS promove integração da comunidade acadêmica
Evento faz parte do Escritório de Projetos de Extensão e Tecnologias Sociais da universidade

Na última terça-feira, 6, aconteceu o Fórum das Ligas Acadêmicas da Universidade Federal de Sergipe (UFS), realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex). O evento promoveu a integração das ligas e orientações, reunindo discentes ligantes, professores tutores e equipe do Escritório de Projetos de Extensão e Tecnologias Sociais (EPTS/Proex), unidade que acompanha as ligas acadêmicas.

Com 49 ligas ativas e formadas por estudantes que buscam aprofundar temas em uma área específica, orientados por docentes, o encontro contou atividades variadas, desde oficinas até gincana com premiação e, além disso, durante o fórum, foi instituído o Comitê Gestor das Ligas Acadêmicas da universidade.

Afinal, o que são as ligas acadêmicas?

As ligas acadêmicas são entidades sem fins lucrativos constituídas por estudantes que se propõem a vivenciar oportunidades de ensino, pesquisa e extensão universitária relacionadas a uma área de conhecimento, sob orientação docente, e que atuam na promoção de atividades teórico-práticas de caráter curricular não obrigatório, que corroboram de forma complementar na formação acadêmica de seus participantes.

Para a coordenadora de Tecnologias Sociais e Ambientais da UFS, Tereza Raquel Sena, a realização do evento deixa impactos positivos para quem participou. “Um dos pontos positivos que podemos enxergar pós-evento é movimentar essa cultura de parceria e solidariedade entre as ligas acadêmicas e as empresas juniores. Isso é muito significativo porque, às vezes, as ligas ficam muito soltas em seus trabalhos e possibilitar essa troca entre ligantes é formidável. Também quero destacar que no momento em que foi pensada a gincana esperávamos justamente isso: integração entre a comunidade acadêmica, e conseguimos com sucesso isso”.

A programação do encontro também possibilitou um momento no qual os participantes pudessem tirar dúvidas acerca da criação de novas ligas e também sobre as questões de legislação que essa iniciativa envolve.

Durante o momento de integração, os alunos ligantes puderam trocar experiências com outros colegas. Esse foi o caso da estudante de Serviço Social e vice-presidente da Liga Acadêmica de Práticas Integrativas e Complementar em Saúde (Lapics/UFS), Tainara Caduda. “Foi uma experiência única e gratificante. Experimentei um dia inteiro de trocas, informações, acolhimento, diversão e cuidados. Para mim, o momento mais especial foi o ‘10Liga’ no qual a Lapics proporcionou um espaço de acolhimento interior e calmaria com a prática integrativa da meditação. Senti que foi um ponto de equilíbrio e relaxamento para todos aqueles que participaram e vivenciaram esse momento comigo”.

O evento, que se estendeu ao longo de todo o dia, incluiu uma variedade de apresentações seguidas por atividades interativas. Para encerrar de forma especial, o convidado Cleiton AP, homenageado recentemente pela UFS com o Grau de Mérito Universitário Especial em Saberes e Fazeres e também em Artes e Cultura Popular, finalizou o encontro das Ligas Acadêmicas com uma performance de Hip-Hop.

Janaína Cavalcante e Yan Lima - Bolsistas

Letícia Nery - Ascom UFS