Ter, 20 de agosto de 2024, 14:00

Construção do PLS 2024-2028 torna a UFS mais sustentável
Documento prevê conjunto de ações e metas distribuídas em seis eixos temáticos
Materia pls

O principal propósito da construção do Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) 2024-2028 é tornar a “sustentabilidade” o principal critério de estratégia de contratação e logística da Universidade Federal de Sergipe (UFS) pelos próximos quatro anos. Obrigatório para instituições federais desde a Portaria SEGES/MGI nº 5.376, de 14 de Setembro de 2023, o PLS 2024-2028 elenca planos de ações e metas distribuídos em seis eixos temáticos.

Eixos   pls prancheta 1

O pró-reitor de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFS), Sérgio Sávio, explica que a UFS já construiu um Plano Diretor anterior, mas houve uma lacuna de atualização desde 2016. “O novo Plano Diretor de Logística Sustentável representa um marco importante para a Universidade Federal de Sergipe. Alinhado com as diretrizes estabelecidas, não apenas responde às demandas atuais, mas também fortalece nosso compromisso com a sustentabilidade, substituindo o plano anterior. Este novo plano não apenas atualiza nossas estratégias, mas também incorpora práticas inovadoras e eficientes que visam reduzir o impacto ambiental e otimizar os processos logísticos da instituição”.

Sérgio Sávio é pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFS. (Adilson Andrade/UFS)

Dentre os objetivos elencados no PLS 2024-2028, Sérgio destaca o Eixo 3, intitulado "Identificação dos Objetos de Menor Impacto Ambiental", como um pilar fundamental para a promoção de um ambiente mais ecoeficiente dentro da instituição.

“O Eixo 3 tem como principal objetivo promover aquisições de bens e serviços com consciência socioambiental, identificando e implementando o uso de materiais e equipamentos que causem menor impacto ao longo de seu ciclo de vida, desde a produção até o descarte. Para tanto, o plano prevê uma série de ações específicas, que buscam, dentre elas, e com destaque, estabelecer critérios internos de certificação de sustentabilidade para processos licitatórios, além da conscientização da comunidade acadêmica sobre a importância de escolhas mais sustentáveis”, revelou o pró-reitor.

O PLS 2024-2028 também conta com alguns diferenciais em relação ao anterior: a construção participativa das áreas envolvidas e o monitoramento e avaliação das metas propostas. Estelamaris Pina, membro da Coordenação de Planejamentos e Riscos (Coplan/Proplan/UFS) e do Grupo de Trabalho constituído para a construção do documento atual, revela que faz parte das atribuições de sua coordenação o controle da aplicação do plano de ações.

Estelamaris Pina é membro da Coordenação de Planejamentos e Riscos da UFS. (Adilson Andrade/UFS)

“Este não é um plano que, depois de construído, será congelado ou engavetado, pelo contrário. O nosso maior ganho será executar as ações que estão previstas no documento. E, para isso, a Coplan trabalhará no monitoramento dessas medidas. Em termos concretos, está previsto para daqui a seis meses, que voltemos a nos reunir com os responsáveis pelas ações para avaliar suas execuções”, explicou Estelamaris.

Genésio Ribeiro é coordenador de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho (Coaset/UFS) e participou da elaboração do PLS 2024-2028. Para ele, o termo “sustentabilidade” não tem a ver somente com meio ambiente, mas com aspectos sociais, econômicos e de governança, todos juntos e em harmonia.

Genésio Ribeiro é coordenador de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho da UFS. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

“Agora, nós temos um PLS em que existe um planejamento estratégico, uma formulação de metas baseada em objetivos e uma estratégia de monitoramento, onde certamente a administração da UFS terá subsídios para avaliar não só o cumprimento das metas, mas propor ao longo dos anos melhorias nos diversos aspectos da sustentabilidade”, afirmou o coordenador.

O Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS) 2024-2028 pode ser conferido na aba "PDI 2021-2025", na coluna "Links Rápidos" do Portal UFS. Para acessar, clique aqui.

Brunna Martins - Ascom UFS

Atualizado em: Ter, 20 de agosto de 2024, 11:29