Sex, 16 de agosto de 2024, 09:27

Tese de professor do Colégio de Aplicação da UFS recebe premiação nacional
Prêmio traz reconhecimento nacional entre pesquisas com a língua espanhola

O professor Antônio Carlos Silva Júnior, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (Codap/UFS), recebeu o Prêmio Mario González 2024. O título do prêmio é uma homenagem ao professor doutor Mario González, membro fundador da Associação Brasileira de Hispanistas (ABH) e primeiro presidente da ABH em dois mandatos consecutivos.

A premiação do professor do Codap, concedida a trabalhos resultantes de pesquisa acadêmica no âmbito do hispanismo, foi na área de Estudos de Linguagem / Ensino de Língua, e ocorreu na segunda semana de agosto, durante o XIII Congresso Brasileiro de Hispanistas (CBH) na Universidade Federal de Santa Catarina.

“O CBH é um evento organizado pela Associação Brasileira de Hispanistas que ocorre a cada dois anos, e tem como objetivo intensificar o diálogo e o intercâmbio de experiências entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes instituições que se dedicam aos estudos do hispanismo”, afirma o professor premiado.

Para ele, o prêmio é significativo para a área dos estudos hispânicos no Brasil, além de representar o reconhecimento nacional entre pesquisas que envolvem a língua espanhola em diferentes campos investigativos. “É muito importante que uma pesquisa desenvolvida no contexto da educação básica seja destacada por esse prêmio, pois isso evidencia a relevância da presença da língua espanhola na escola, desde uma perspectiva que valoriza o respeito às diferenças, apesar da instabilidade que caracteriza a oferta do espanhol no ensino médio brasileiro nos últimos anos. A tese será publicada como e-book pela Coleção Hispanismo da ABH”, declara Antônio Carlos.

O trabalho premiado tem como título "Nós do Sul na Educação Básica: suleando a práxis docente e a educação linguística em espanhol em contexto sergipano", e foi desenvolvido dentro do programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura da Universidade Federal da Bahia (UFBA). “Fui orientado pela professora Marcia Paraquett e defendi a tese em dezembro de 2023, com o objetivo geral de propor alternativas para o suleamento da práxis docente e da educação linguística em espanhol na educação básica, a partir de experiências com docentes de língua espanhola em formação, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, no contexto do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe”, detalha.

De acordo com ele, o processo da pesquisa possibilitou ainda uma rica elaboração de materiais didáticos. “Esses materiais foram levados para a sala de aula da Educação Básica e concebidos em diálogo com demandas levantadas por estudantes sobre pessoas indígenas, negras, mulheres e LGBTQIA+, para mobilizar, em aulas de espanhol, o respeito às diferenças e o combate aos preconceitos”, contextualiza.

Para ter acesso ao conteúdo da tese "Nós do Sul na Educação Básica: suleando a práxis docente e a educação linguística em espanhol em contexto sergipano", clique aqui.

Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 16 de agosto de 2024, 10:36