Seg, 19 de agosto de 2024, 15:37

UFS estimula desenvolvimento de novas startups em Sergipe por meio do Pics Day
Evento aconteceu na última quinta-feira, 15, reunindo cerca de 50 pessoas
(foto: Agitte/UFS)

Para estimular o desenvolvimento de novas startups em Sergipe, a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia da Universidade Federal de Sergipe (Agitte/UFS) promoveu o Pics Day na última quinta-feira, 15. O evento faz parte da 4ª edição do Programa de Indução à Criação de Startups e aconteceu no auditório da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), reunindo cerca de 50 pessoas.

A abertura foi feita pelo diretor da Agitte, Antônio Martins, destacando os investimentos feitos pela gestão da universidade na área da inovação. “A 4ª edição do Pics faz parte das ações estratégicas do Ecossistema Local de Inovação da Grande Aracaju e consolida a UFS como um dos grandes players do ecossistema. O Pics Day é o início de uma nova jornada para que os alunos, de graduação, mestrado e doutorado, consigam concretizar as pesquisas em inovações. Que venham mais negócios e recursos para o estado de Sergipe e que outras spin-offs oriundas da UFS gerem benefícios para o estado”.

Antônio Martins é diretor da Agitte/UFS. (foto: Agitte/UFS)

Durante o evento aconteceram apresentações ministradas pela professora do Departamento de Fonoaudiologia e mentora da startup InovaFon, Bárbara Rosa, e pelo CEO da startup Gene NovaTech, spin-off oriunda do Pics/UFS, Pedro Vinícius. As palestras abordaram uma visão prática e inspiradora sobre o mundo das startups, seguidas por uma dinâmica de perguntas e respostas que permitiu interação direta entre os participantes e os convidados.

Gestor do Pics na UFS, o coordenador Jadilson Batista avalia de forma positiva o evento. “O evento não só cumpriu seu papel de iniciar o Pics 4.0, mas também deixou os participantes mais motivados e confiantes para as próximas etapas de capacitações e mentorias”.

Jadilson Batista é gestor do Pics na UFS. (foto: Agitte/UFS)

E esse foi o sentimento da discente do curso de licenciatura em História, Izabely Fernandes. “Foi uma incrível oportunidade de conexão entre o meio acadêmico e o mundo dos negócios. Ficou bem claro como será a nossa participação no programa e tudo o que nos será proporcionado. Conhecer o relato de um ex participante também foi ímpar, pois ajudou a visualizar melhor, na realidade, o que pode acontecer durante o programa e até mesmo depois dele”.

Izabely Fernandes é discente do curso de licenciatura em História da UFS. (foto: Arquivo pessoal)

Ela é uma das proponentes da 4ª edição do programa com o projeto de um plugin, ou um simples assistente virtual, que auxilia pessoas com deficiência visual no uso de aplicações web e mobile. “Alguns dos nossos principais objetivos são facilitar, gerar mais inclusão, acessibilidade e autonomia de pessoas com deficiência visual no uso de web sites e aplicativos, de uma forma mais simples. Assim, proporcionamos uma maior equidade no âmbito digital”, explica Izabely.

Pics

O Programa de Indução à Criação de Startups da UFS busca estimular e fortalecer o desenvolvimento de novas startups através de produções tecnológicas e científicas, gerando um ecossistema de inovação e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico do estado, tornando os estudantes da universidade mais aptos ao mercado de trabalho.

A 4ª edição do programa foi lançada em abril, disponibilizando 16 bolsas no valor de R$ 700 para estudantes da graduação e 4 bolsas únicas no valor de R$ 2.550 para pós-graduação, sendo, nos dois casos, financiadas com recursos próprios da UFS.

No final, para que os alunos consigam continuar desenvolvendo o projeto, será fornecida uma bolsa de incentivo à inovação para cada equipe dentre as 5 melhores colocadas no programa. O 1°lugar recebrá R$ 8 mil, 2° lugar R$ 6 mil, 3° lugar R$ 4 mil, 4° lugar R$ 2 mil e 5° lugar R$ 1 mil.

Letícia Nery - Ascom UFS

Atualizado em: Seg, 19 de agosto de 2024, 16:13