Sex, 30 de agosto de 2024, 08:17

UFS celebra Dia do Nutricionista e reúne profissionais do PNAE
Evento promoveu debates sobre o papel dos nutricionistas na educação alimentar, as condições de trabalho e as demandas do PNAE.

O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/UFS) promoveu nesta quinta-feira (29) um evento em comemoração ao Dia do Nutricionista, destacando o papel desses profissionais na promoção da saúde e na garantia de uma alimentação equilibrada nas escolas públicas.

O evento contou com a presença de nutricionistas, profissionais  que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e representantes sindicais  (Fotos: Adilson Andrade / Ascom UFS)
O evento contou com a presença de nutricionistas, profissionais que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e representantes sindicais (Fotos: Adilson Andrade / Ascom UFS)

Além de celebrar os profissionais, o evento também buscou discutir os desafios enfrentados pelos nutricionistas no contexto das Secretarias de Educação e das entidades executoras do Programa Nacional de Alimentação Escolar. Como destaca a Renata Lopes de Siqueira, coordenadora de gestão do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (Cecane/UFS).

“O nutricionista desempenha um papel essencial nas escolas públicas, sendo responsável pelo planejamento dos cardápios, pela avaliação nutricional e pela realização de testes de aceitabilidade dos alimentos servidos aos alunos, garantindo uma alimentação equilibrada no ambiente escolar. Discutimos também a questão do quantitativo de nutricionistas, as condições de trabalho e os problemas enfrentados pela categoria, para que ela tenha melhores condições de trabalho e possa cumprir seu papel como desejado”

Renata Lopes de Siqueira, coordenadora de gestão do Cecane/UFS, foi uma das organizadoras do evento

A iniciativa contou com a parceria do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE/UFS), do Sindicato dos Nutricionistas do Estado de Sergipe (Sindinutrise) e do Conselho Regional de Nutricionistas da 5ª Região (CRN-5).

Mychelyne Guerreiro representante do Sindicato de Nutricionistas do estado de Sergipe (Sindinutrise) e membra da Federação Nacional de Nutricionistas (FNN), ressaltou a necessidade de unidade entre as entidades representativas, a universidade e os nutricionistas para melhorar a execução do programa nos 75 municípios de Sergipe e garantir mais avanços no combate à fome e à pobreza.

“Nós conseguimos, enquanto nutricionistas, assegurar mais saúde para toda a população, no caso os alunos da rede pública e privada de ensino, mais segurança alimentar e nutricional, combatendo a fome, pobreza e outras mazelas sociais. Então esse debate é importância para que juntos avancemos em relação às conquistas e frente às dificuldades, as entidades representativas, a universidade, com o apoio do CECANE, o sindicato, o conselho regional de nutrição e toda a categoria” afirma Mychelyne Guerreiro

Mychelyne Guerreiro, representante do Sindinutrise, foi uma das palestrantes do evento e abordou a importância da cooperação entre entidades e profissionais para melhorar o Programa de Alimentação Escolar em Sergipe

A celebração iniciou com uma mesa de abertura, proporcionando um momento de integração entre os participantes. Na sequência, teve palestra com Romário Caduda, representante do Conselho Regional de Nutricionistas (CRN), que compartilhou suas experiências e abordou temas como as atribuições dos nutricionistas no PNAE e os desafios enfrentados na atuação dentro do programa.

“O número de nutricionistas existentes no PNAE hoje conta com apenas 60% dos profissionais necessários para atender à demanda do programa. É importante trazer essa abordagem para que os próprios nutricionistas tomem propriedade desse conteúdo, trazendo fundamentação da legislação, onde coloca qual é a responsabilidade do nutricionista, o que e como ele deve atuar. Fundamentada em lei o nutricionista pode ter esse conteúdo em mãos, e pode levar a discussão para os gestores municipais. Não é só as instituições, quanto o conselho, os sindicatos, mas mobilizar o nutricionista a ocupar esses espaços de discussão.” Destacou Romário Caduda.

Romário Caduda, representante do CRN, e um dos palestrantes contribuiu com sua experiência no PNAE, destacando as funções dos nutricionistas e os desafios encontrados no dia a dia da profissão.

O encontro foi realizado no auditório do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), na qual reuniu nutricionistas, profissionais que atuam no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e representantes sindicais para uma tarde de palestras, debates e trocas de experiências.

O evento teve como objetivo fortalecer a atuação dos nutricionistas dentro do PNAE, discutindo atribuições, desafios e a importância de ocupar espaços de discussão sobre o programa. A temática chamou a atenção da nutricionista e responsável técnica PNAE do município de Muribeca, Camila Carla dos Santos Menese, que decidiu participar da celebração.

“Este evento é muito importante porque esclarece algumas atuações do nutricionista e também, com isso, fortalece a nossa classe em relação a nossa atribuição de cada dia sobre o PNAE.” destacou Camila dos Santos.

A celebração reuniu nutricionistas do estado, incluindo Camila Carla dos Santos Menese (à direita), responsável técnica pelo PNAE no município de Muribeca, que participou da celebração ao lado de outros profissionais

Milânia Ribeiro - bolsista

Jéssica Vieira - Ascom UFS