Sex, 30 de agosto de 2024, 15:26

Departamentos de Odontologia e Enfermagem da UFS recebem novos equipamentos para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem
Solenidade de reinauguração aconteceu na última quinta-feira, 29
Solenidade aconteceu no Hospital Universitário. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Os departamentos de Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal de Sergipe receberam reforço estrutural e novos equipamentos para aprimorar tanto o processo de ensino-aprendizagem, quanto a saúde sergipana. A solenidade de reinauguração aconteceu na última quinta-feira, 29, no Hospital Universitário (HU-UFS).

Além dos investimentos financeiros feitos pela gestão da UFS, a instituição recebeu emenda participativa no valor de R$ 1,3 milhão para a estruturação dessas unidades acadêmicas.

“Esse é um momento importante e que coroa um trabalho focado nas necessidades dos nossos cursos. Os departamentos de Enfermagem e de Odontologia celebram conquistas importantes que foram norteadas por investimento da administração na reforma da estrutura física, já que os prédios tinham uma carência estrutural, atreladas a projetos de impacto social com os professores em busca de recursos para a realização desse sonho. Temos a felicidade de ter a confiança da bancada federal, que destinou emenda individual, complementando o nosso orçamento. Então, é um trabalho em conjunto com o propósito de ofertar melhores condições de ensino e também proporcionar uma assistência de maior qualidade para sociedade”, destaca o reitor da UFS, Valter Santana.

Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

O Departamento de Odontologia recebeu um tomógrafo de feixe cônico viabilizado por R$ 380 mil, sendo R$ 300 mil da emenda e R$ 80 mil do orçamento da universidade. Além disso, houve também a reforma física do prédio do departamento.

“Esse tomógrafo de feixe cônico é específico para odontologia, então graças à emenda participativa e à complementação da Reitoria, conseguimos comprar um aparelho de altíssima resolução e isso vai abrir portas para assistência, principalmente dos nossos pacientes com câncer, mas não só para isso. O aparelho alavanca os projetos de ensino e de pesquisa, porque estamos tratando com um dos aparelhos mais modernos do mercado mundial e isso vai impulsionar demais todo o tripé universidade. Os nossos alunos vão lidar com exames de alta complexidade, o que é muito exigido pelo mercado e que muitas vezes o cirurgião-dentista não sai preparado para interpretar esses exames. Foi um sonho realizado”, afirma a professora do Departamento de Odontologia da UFS, Janaína Dantas.

Janaína Dantas (dir.) e Virgínia Silva, professoras do Departamento de Odontologia responsáveis pelo manuseio do tomógrafo. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Tomógrafo de feixe cônico foi viabilizado por R$ 380 mil. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Já no Departamento de Enfermagem, foram entregues os laboratórios de simulação clínica materno-infantil e adulto completamente equipados com simuladores de alta fidelidade, manequins com simuladores de parada cárdio-respiratória, macas, camas com acionador automático. Também foi realizada a revitalização da estrutura física do departamento.

“Com isso a gente vai dar gás aos alunos, fornecendo esse aprendizado não somente para a graduação, mas também para estudantes da pós-graduação e profissionais aqui do hospital, então é um ganho muito grande para o nosso departamento. A última mudança nós tivemos no início dos anos 2000 com a residência em obstetrícia e não tínhamos tido nenhuma atualização em relação a esses materiais. Durante esses anos a gente lutou e de 2021 para cá nós conseguimos esse grande ganho fruto das emendas, com o apoio dos alunos e dos professores. Estamos muito felizes”, afirma a subchefe e professora do Departamento de Enfermagem da UFS, Ana Cristina Abud.

Professoras Ana Cristina Abud (esq.) e Andréia Centenaro, do Departamento de Enfermagem da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Público pode conhecer os laboratórios de simulação clínica materno-infantil e adulto. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Estudante do oitavo período do curso de Enfermagem da UFS, Emerson Bastos acompanhou a entrega dos laboratórios. Ele avalia como esses novos espaços de simulação contribuirão para a formação profissional.

“Como eu pretendo seguir na carreira dos cuidados críticos, o laboratório de simulação realística adulto, está equipado com o que tem de mais moderno para que a gente possa ter uma formação de maior qualidade. Ambos os laboratórios agora têm mais equipamentos e isso traz mais modernidade para a gente poder alinhar de fato o que a gente aprende na sala de aula com o que a gente vai fazer lá no futuro após a graduação”.

Emerson Bastos é aluno do curso de Enfermagem da UFS. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

A reinauguração dos departamentos e a entrega dos equipamentos foi prestigiada pelo chefe de gabinete do Ministério da Educação (MEC), Artur Araújo.

Artur Araújo é chefe de gabinete do Ministério da Educação. (foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

“A Universidade Federal de Sergipe tem evoluído bastante nos últimos períodos e o desempenho da gestão vem trazendo resultado e levando para Brasília as experiências de sucesso com a implementação de diversas políticas públicas, ajudando a resolver grandes desafios. A melhoria da estrutura dos laboratórios e do programa de qualificação dos alunos e dos professores, a ampliação do número de vagas, e a consolidação da expansão da UFS com o Campus de Estância são reflexos da demanda crescente da universidade que vai resultar em uma melhor qualidade de ensino”, reforça Artur.

Letícia Nery - Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 30 de agosto de 2024, 17:19