Ter, 03 de setembro de 2024, 11:24

Live promove abertura do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil
Iniciativa ocorrerá no próximo dia 12 de setembro, a partir das 19h

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) promove no próximo dia 12 de setembro, das 19h às 21h, a abertura oficial do Curso Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), com a live Oralidade, Leitura, Escrita, Literatura como Direitos da Criança. A transmissão será realizada via canal no YouTube do Centro de Estudos em Educação e Linguagem da Universidade Federal de Pernambuco (@ceelpe).

De acordo com a professora do Departamento de Educação da UFS, Ana Azevedo, que está responsável pela coordenação geral do curso no estado, os participantes receberão certificado e terão a oportunidade de conhecer os diversos aspectos desta iniciativa. “É com imensa alegria que convidamos todos e todas a participarem da Live de abertura oficial deste curso pelo canal do CEEL/UFPE no YouTube (@ceelpe). O curso tem por objetivo a formação continuada de professores que atuam na educação infantil nos 75 municípios de Sergipe, e está sob minha responsabilidade na coordenação estadual, tendo como adjunta a professora doutora Simone Damm, e como assessora estadual a professora doutora Roselusia Teresa Oliveira, ambas do Departamento de Educação da UFS, além do professor doutor José Adelmo Oliveira, do Instituto Federal de Sergipe”, cita a coordenadora.

Ela ressalta que o Leitura e Escrita na Educação Infantil é apenas uma das ações deste importante Programa do Ministério da Educação. “Trata-se de uma proposta de formação profissional para docentes da Educação Infantil, com foco na oralidade e escrita, desenhado a múltiplas mãos e que, para a sua concretização, tem a parceria de pesquisadores das universidades públicas, da União dos Dirigentes Municipais de Educação e das Secretarias de Educação Estaduais e Municipais (Undime)”, menciona Ana Azevedo.

O curso faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, uma política pública do Governo Federal, conforme relata a assessora estadual do programa, professora Roselusia Oliveira, do Departamento de Educação da UFS. “A ideia central é melhorar os índices de alfabetização no país, temos adesão em todos os estados do Brasil, em articulação das secretarias de educação dos estados, da Undime e, no nosso caso, da UFS, além do IFS. Estamos juntos em uma empreitada de realizar o curso de formação voltado para as professoras que atuam com crianças entre 4 e 5 anos de idade. Na live do dia 12 de setembro, a professora Monica Baptista, da Universidade Federal de Minhas Gerais, que organizou os principais cadernos do curso LEEI, faz a palestra de abertura. Qualquer interessado no tema pode participar: professores, estudantes de licenciatura, especialmente do curso de Pedagogia, o público em geral que manifeste interesse pelo tema”, detalha Roselusia.

“Nessa parceria contamos com a articulação com a UFPE, que é a instituição responsável pelo acompanhamento das ações na Região Nordeste, com a coordenação da professora Telma Ferraz, da Universidade Federal de Pernambuco”, complementa a assessora.

LEEI

O LEEI tem por objetivos formar professores da educação Infantil para desenvolver com qualidade uma prática pedagógica inclusiva; refletir sobre as concepções de criança e educação infantil; desenvolver um olhar sensível em relação à pluralidade das infâncias e seus cenários; considerar as representações das crianças em seus plurais contextos e formas diferenciadas de se apropriar da escrita.

Atualizado em: Ter, 03 de setembro de 2024, 12:02