Qua, 04 de setembro de 2024, 13:32

UFS e UFRN aprovam doutorado interinstitucional em População, Estatísticas Sociais e Políticas Públicas
Dinter ofertará 20 vagas no total, sendo cinco exclusivas para a UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) firmou parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) para a implantação de mais um doutorado interinstitucional (Dinter) em População, Estatísticas Sociais e Políticas Públicas. O curso será ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Demografia da UFRN, fornecendo duas vagas em ações afirmativas, cinco para a UFS, cinco para servidores públicos e oito para ampla concorrência.

Enquanto instituição promotora, a UFRN contará com 11 professores envolvidos no Dinter sob coordenação da professora Luciana de Lima e a UFS, enquanto instituição receptora, contará com dois. O objetivo do doutorado é expandir a formação em demografia fora da região Sudeste, preenchendo uma lacuna na formação de profissionais qualificados em estudos populacionais e análise de dados voltados para políticas públicas na região Nordeste, especificamente em Sergipe.

Foto: Adilson Andrade/AscomUFS

De acordo com a professora Luciana Lima, esse acordo é importante porque fortalece as parcerias interinstitucionais entre universidades no Nordeste e contribui para a formação de doutores na região. “O Dinter é, de certa forma, um reconhecimento da capacidade do nosso Programa de Pós-Graduação em formar recursos humanos qualificados. O PPGDem iniciará, no âmbito deste acordo, uma turma de 20 doutorandos que será realizada na UFS, promovendo a formação de doutores na área de Estudos Populacionais em Sergipe. Isso não altera a rotina das atividades do Programa em Natal, pois as atividades serão paralelas e os docentes irão se revezar em Aracaju, proporcionando intercâmbios entre docentes e discentes”, explica.

Luciana Lima é a coordenadora geral do Dinter. (Foto: Verônica Macedo/ALRN)

Coordenador local do doutorado, o professor do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais, Kleber Oliveira, explica que a aprovação do Dinter acontece em momento propício, já que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgará brevemente os microdados do censo demográfico e os alunos irão utilizar essa base, bem como outras pesquisas oficiais.

“Trata-se de um doutorado em População, Estatísticas Sociais e Políticas Públicas que tem por finalidade formar pesquisadores de elevada qualificação científica em uma das áreas mais importantes para o desenvolvimento econômico e social. Essa área do conhecimento dedica-se a abordar os estudos populacionais e as relações com educação, saúde, mercado de trabalho, distribuição de renda, pobreza multidimensional, violência e desigualdade social. Os pesquisadores formados terão, portanto, forte aporte teórico e sólido conhecimento de técnicas e métodos quantitativos para executar pesquisas. O aporte informacional capacita o pesquisador na utilização de bases de dados, linguagens de programação e técnicas de análise dos dados”, afirma o professor.

Kleber Oliveira é professor do Departamento de Estatística e Ciências Atuariais. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Ricardo Ojima, chefe do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais (DDCA/UFRN), professor do PPGDem e coordenador da área de Planejamento Urbano e Regional/Demografia da Capes, destaca que o PPGDem é o único programa disponível no Brasil para formar recursos humanos na área de demografia fora da região Sudeste. “Além de formar doutores, a iniciativa pode servir como um embrião para a formação de um grupo de pesquisadores em Sergipe, que, potencialmente, poderá dar origem a um novo programa de pós-graduação na área. Será muito importante para descentralizar a formação de demógrafos no Brasil e contribuir para a pesquisa e o impacto social no Nordeste”, reforça.

Ricardo Ojima é chefe do Departamento de Demografia e Ciências Atuariais da UFRN. (Foto: Arquivo pessoal)

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap) da UFS, Lucindo Quintans, também ressalta a importância da parceria. “A UFS celebra a aprovação do novo doutorado interinstitucional em colaboração com a UFRN. Esse dinter proporcionará aos nossos alunos uma formação mais robusta e diversificada, ampliando as oportunidades de pesquisa e redes profissionais. A parceria fortalecerá a integração entre duas universidades do Nordeste brasileiro, ampliando o conhecimento e a formação de recursos humanos nas áreas de planejamento urbano e regional e demografia”.

Lucindo Quintans é pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O processo seletivo seguirá sistemática estabelecida pelas regras institucionais da UFRN e Capes, porém todas as atividades estão compreendidas entre janeiro de 2025 e janeiro de 2029.

Letícia Nery - Ascom UFS e Paiva Rebouças - Agecom UFRN

Atualizado em: Qua, 04 de setembro de 2024, 13:47