Ter, 17 de setembro de 2024, 16:28

Professora da UFS inicia mandato de dois anos no Conselho Deliberativo do CNPq
Raquel Freitag é docente do Departamento de Letras Vernáculas

A professora do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe (DLEV/UFS), Raquel Freitag, iniciou o mandato no Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na última segunda-feira, 16. Ela toma posse para dois anos de mandato na qualidade de cientista de reconhecida competência em suas áreas de atuação.

Na área de Ciências Humanas e Sociais do conselho, Raquel substitui a professora do Departamento de Antropologia da Universidade Federal de Santa Catarina, Miriam Grossi. A indicação do nome da docente da UFS foi feita pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

A professora Raquel explica que esse novo espaço ocupado representará a luta por mais igualdade no meio científico. “Estar no Conselho Deliberativo me dá a oportunidade de continuar a luta pela redução das assimetrias na ciência brasileira, atuando de maneira mais direta na formulação das políticas para a ciência, que sejam mais sensíveis a diferentes realidades e perfis de cientistas. Acredito na filosofia das oportunidades e a UFS me deu a oportunidade de construir uma carreira até esse espaço de representação, novo e desafiador para mim”.

Docente Raquel Freitag foi indicada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência. (foto: Yan Lima/Ascom UFS)

Ela participará da primeira reunião no dia 30 de setembro, quando será detalhada a atuação da pesquisadora. No entanto, até lá, a expectativa para o trabalho já começa a ser construída tendo como base a popularização da ciência e a excelência da pós-graduação da universidade.

“Quero continuar defendendo ações alinhadas ao movimento Ciência Aberta para a popularização da ciência, como venho desenvolvendo aqui na UFS. A indicação para o conselho mostra a excelência da nossa pós-graduação na instituição, e falo em especial dos programas de pós-graduação em Letras e Psicologia, nos quais atuo como docente permanente”, afirma Raquel Freitag.

O Conselho Deliberativo é a maior instância de poder decisório do CNPq e tem como principais competências formular propostas para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, apreciar a programação orçamentária e definir critérios orientadores das ações da entidade, além de aprovar as normas de funcionamento dos colegiados, a composição dos comitês de assessoramento e o relatório anual de atividades.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans, destaca que a indicação da professora Raquel reflete o compromisso do corpo docente da instituição com a pesquisa.

Lucindo Quintans é pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS. (foto: Ascom UFS)

“A nomeação de uma pesquisadora da UFS para o Conselho Deliberativo do CNPq reflete sua destacada competência e produtividade, especialmente nas Ciências Humanas e Sociais, além de sua atuação na formação de recursos humanos e na captação de fomento. Reconhecimentos como esse reafirmam o compromisso dos nossos pesquisadores com a excelência acadêmica e científica. Desejo à docente pleno sucesso nessa missão, que enaltece tanto a área, quanto a nossa universidade”.

Letícia Nery - Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 18 de setembro de 2024, 13:06