Qui, 19 de setembro de 2024, 09:56

Campus do Sertão inaugura Sala de Acolhimento Parental
Serviço atenderá aos filhos de discentes, docentes, técnicos e terceirizados

O Campus do Sertão da Universidade Federal de Sergipe (UFS), em Nossa Senhora da Glória, inaugurou na última quarta-feira, 18, a Sala de Acolhimento Parental (SAP), destinada a pessoas com filhos que frequentam os espaços do Campus. De acordo com o diretor do campus, Maycon Fagundes, a implantação da sala foi uma iniciativa proposta pela técnica em assuntos educacionais Thamisa Rodrigues e pela assistente social Taira Moreira, ambas da Assistência Estudantil, que mostraram a importância de ter na universidade um espaço como esse.

“As servidoras pensaram em uma resposta à demanda de estudantes e servidoras mães por um espaço acolhedor, que oferecesse instalações para amamentação, brinquedos e trocadores. Esse ambiente tem como objetivo criar um local funcional e acolhedor, promovendo um clima mais inclusivo e empático. A sala será fundamental para que as mães consigam equilibrar suas responsabilidades, facilitando a permanência e sucesso na instituição. Esperamos que essa iniciativa possa ser replicada em outros setores da nossa universidade”, declarou Maycon.

Inauguração ocorreu na última quarta-feira, 18. (Fotos: arquivo pessoal)
Servidoras pensaram em uma resposta à demanda de pais e mães por um espaço acolhedor.  (Fotos: arquivo pessoal)
Servidoras pensaram em uma resposta à demanda de pais e mães por um espaço acolhedor. (Fotos: arquivo pessoal)

Funcionamento

A Sala de Acolhimento Parental funciona das 8h às 17h e o acesso é feito por meio de cadastro prévio com a Unidade de Assistência Estudantil do Campus. Podem utilizar o serviço discentes, docentes, técnicos e terceirizados que tenham crianças e que possuam algum vínculo com o Campus do Sertão.

A pedagoga e técnica em assuntos educacionais da UFS, Thamisa Rodrigues, uma das principais idealizadoras da SAP, explicou como funciona a estrutura do local. “A SAP conta com brinquedos, livros infantis, espaço para trocador, mesa e cadeira de suporte para estudos, mesa e cadeira infantil, frigobar, e está adaptada para o atendimento a crianças de zero a seis anos de idade. Além disso, contém um armário para organização dos livros e brinquedos, que foi produzido no próprio Campus, pela equipe de manutenção. Os demais móveis dispostos foram remanejados de outros setores. Livros e brinquedos foram adquiridos por meio de doações da própria comunidade acadêmica e comunidade externa”, detalhou.

Thamisa ressaltou que a SAP é fruto de articulação entre Assistência Estudantil, Direção e Administração do Campus do Sertão. “O objetivo é realmente acolher as famílias de pessoas com filhos pequenos que possuem algum tipo de vínculo com a universidade, possibilitando uma vivência acadêmica mais confortável e uma maior permanência nos espaços. Cabe destacar que a iniciativa também parte da necessidade de atendimento à Lei nº 14.914, de 3 de julho de 2024, que institui a Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e que prevê o Programa de Permanência Parental (Propepe)”, enfatizou.

“Dentre os objetivos do Propepe está a necessidade de oferecer espaços físicos de acolhimento adequados para mães e pais com filhos de até seis anos de idade, para que tenham as melhores condições de envolvimento com os cursos e a aprendizagem. Sendo assim, o espaço criado no Campus do Sertão, além de inovador, articula-se com as atuais políticas públicas em torno do acolhimento parental estudantil e das crianças que frequentam os espaços da Universidade”, complementou a servidora.

Pedagoga e técnica em assuntos educacionais da UFS, Thamisa Rodrigues, foi uma das principais idealizadoras da SAP. (Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS).
Sala de Acolhimento Parental funciona das 8h às 17h com acesso por meio de cadastro prévio.  (Fotos: arquivo pessoal)
Sala de Acolhimento Parental funciona das 8h às 17h com acesso por meio de cadastro prévio. (Fotos: arquivo pessoal)

Acolhimento

Uma das beneficiadas com a implantação da SAP é Thaís Guedes, estudante do curso bacharelado em Agroindústria. Ela, que tem um bebê de oito meses, disse estar feliz com o acolhimento. “A ânsia por um ambiente acolhedor e adequado para cuidar do nosso bebê, nosso filho, é o que uma mãe universitária deseja, e a chegada dessa sala de acolhimento parental traz a sensação do acolhimento, de visibilidade. Vemos assim que não estamos só, que o nosso sonho e meta da continuação do ensino superior pode sim ser realizado. Somos mães, mas também estudantes em busca de nossas formações. A felicidade está estampada na face das mamães universitárias”, comemorou Thaís.

Atualizado em: Qui, 19 de setembro de 2024, 10:56