Qui, 19 de setembro de 2024, 12:37

Maior delegação: 95 atletas representarão a UFS nos Jogos Brasileiros Universitários 2024
JUBs acontecerão em Brasília/DF de 08 a 19 de outubro

“É uma ansiedade sem fim porque a atmosfera do JUBs é demais. Você vive coisas muito boas que a universidade pode proporcionar, faz amizades e se sente confortável”. Esse é o sentimento do aluno do curso de Química Industrial, Arthur Expedito, convocado para os Jogos Brasileiros Universitários 2024 (JUBs).

Atleta de natação há 10 anos, ele competirá nas provas de 200m livre e 100m costas, sendo essa a segunda participação nos jogos. “Levar o nome da universidade para fora do estado com o que você gosta de fazer, com seu esporte, não tem preço, ainda mais com o apoio que a própria universidade dá para nós, atletas. A Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas dá todo o suporte e está sempre à disposição com muita responsabilidade e serenidade. Isso nos deixa satisfeitos e felizes por poder contar com esse profissionalismo”, afirma Arthur.

Arthur Expedito é atleta de natação e aluno do curso de Química Industrial da UFS. (foto: Arquivo pessoal)

A Coordenação de Promoções Culturais e Esportivas (Copre/Proest) é a unidade responsável pela logística e supervisão da delegação da UFS. E esta será a maior participação da UFS desde 2021: 95 atletas, 11 técnicos e 20 modalidades.

A universidade contará com representantes nas modalidades acadêmico, atletismo, badminton, badminton paradesportivo, basquete x1, basquetebol, breaking dance, clash royale, free fire, futmesa, handebol, jiu-jitsu, judô, karatê, natação, natação paradesportiva, tênis, tênis de mesa, wrestling e xadrez.

Para dar suporte aos atletas, a Copre/Proest disponibiliza auxílio viagem no valor de R$ 400, seguro médico e uniformes. De acordo com o coordenador de Promoções Culturais e Esportivas, Randy Nascimento, o resultado alcançado é resultado da reestruturação da coordenação.

A gente tem trabalhado na perspectiva de ampliação da participação dos alunos em atividades esportivas de uma forma em geral e conseguir a classificação dessa quantidade de alunos, de todos os campi da universidade, é a coroação do trabalho e do planejamento que a gente teve durante todo esse período. O reitor Valter e o pró-reitor Marcelo têm um olhar diferenciado sobre o esporte aqui na universidade e isso tem sido, no meu ponto de vista, espetacular. Os alunos têm conseguido representar a universidade e conhecer outros espaços e, evidentemente, fazer uma representação esportiva da UFS a contento”.

(foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Aluna do curso de Publicidade e Propaganda da UFS, Anny Vitória Santos também participará do JUBs pela segunda vez. Porém, esta edição carrega ainda mais importância, já que ela será a única representante sergipana no tênis de mesa feminino.

“Quando recebi a confirmação da convocação fiquei super feliz e senti que estou no caminho certo. É muito gratificante perceber que todo o esforço está sendo reconhecido, ainda mais por poder viajar de novo representando a UFS e Sergipe. Minha preparação está sendo bem tranquila, graças ao apoio que recebo do Departamento de Educação Física e também da Copre/Proex.

Anny Vitória Santos é atleta de tênis de mesa e aluna do curso de Publicidade e Propaganda da UFS. (foto: Arquivo pessoal)

“Sou apaixonada tanto por esporte, quanto pela minha área de estudo. Tenho muita vontade de crescer profissionalmente e, no futuro, fazer uma pós-graduação em marketing esportivo. Por isso, ir ao JUBs é uma experiência incrível para mim, não só como atleta, mas também porque consigo observar de perto esse lado de organização e promoção de eventos esportivos, que é algo que eu sonho em trabalhar. Quem sabe daqui a um tempo eu esteja ajudando a organizar grandes competições como essa”, torce, Anny.

JUBs 2024

Considerado o maior evento de esporte universitário da América Latina, os Jogos Brasileiros Universitários 2024 acontecerão, mais uma vez, em Brasília/DF de 08 a 19 de outubro.

A competição é organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). A 72ª edição dos jogos contará com 32 modalidades no total.

Letícia Nery - Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 19 de setembro de 2024, 15:58