Sex, 20 de setembro de 2024, 10:47

Sediado pela UFS, IV Ebru destaca os restaurantes universitários como agentes de transformação
Evento aconteceu de forma remota na última quinta-feira, 19

Pela primeira vez, a Universidade Federal de Sergipe foi sede do IV Encontro Brasileiro de Restaurantes Universitários (Ebru). O evento aconteceu de forma remota na tarde da última quinta-feira, 19, com o tema “Agricultura Familiar e desenvolvimento local sustentável: os restaurantes universitários como agentes de transformação”.

O Ebru é uma realização da Rede de Restaurantes Universitários (Rede RU), composta, atualmente, por 15 instituições: UFS, UFRA, UFPA, UFPE, Uemasul, UFCAT, UFMT, IFG, UFF, UFRJ, Uerj, Ufes, UFSM, UFFS e UFPR. O objetivo é trocar saberes e experiências entre os RU’s do Brasil.

De acordo com a coordenadora de rede da Rede RU, Muriel Carneiro, o evento acontece em diversos formatos. “O Ebru é um produto da Rede RU, construído por todas essas universidades. Durante esses 4 anos, nós realizados Ebru nos mais diferentes formatos e estamos aqui para fazer esse movimento e propor conhecimento para promover um espaço de diálogo e integração entre os restaurantes universitários”.

Durante a mesa de abertura, o pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFS destacou que a iniciativa é uma oportunidade de compartilhar experiências e desafios. “Aqui em Sergipe, no momento da pandemia, quando os problemas sociais ficaram ainda mais visíveis, nós tínhamos apenas dois restaurantes com fornecimento da alimentação institucional. E mesmo diante das dificuldades foi possível expandir e garantir a alimentação em todos os campi. Já existem indicadores de que um campus com alimentação aumenta o tempo de permanência do aluno, então são questões que merecem ser olhadas com muito carinho, já que os restaurantes são estratégicos para a permanência estudantil”.

A conferência magna foi ministrada pela diretora do Departamento de Apoio à Aquisição e Comercialização da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Islandia Bezerra. Ela abordou os diálogos necessários para o apoio ao Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade compra institucional (PAA-CI).

“Os restaurantes assumem uma função quase que central na oferta e disponibilidade de alimentos que trazem a pauta da agricultura familiar. A agroecologia nos dá o suporte para pensar a alimentação saudável de uma forma integrada, desde a produção do alimento até chegar ao prato. As demandas vêm dos territórios, então cada alteração que a resolução sofre vem de uma necessidade e nada é aleatório, por isso é importante ocupar diversos espaços”, afirma Islandia.

Para a coordenadora de Alimentação e Nutrição (Canut/Proest) da UFS e coordenadora do IV Ebru,Paula Buarque, os restaurantes universitários devem ser vistos para além de um simples prestador de serviço.

“É uma honra e uma felicidade muito grande ver a Universidade Federal de Sergipe participando da Rede RU porque enxergo como uma oportunidade de ampliar essa discussão tão importante, que é a melhoria dos serviços prestados. Precisamos olhar a alimentação como um todo e perceber a evolução dos restaurantes universitários, não mais como um prestador de serviço somente, mas também como um equipamento de segurança alimentar e nutricional”, ressalta Paula.

Cerca de 200 pessoas acompanharam simultaneamente o evento, que seguiu com as mesas redondas “O Programa de Aquisição de Alimentos - compra institucional nos restaurantes universitários: modos de fazer” e “PAA-CI nos restaurantes universitários: desafios no contexto do Pnaes”.

Letícia Nery - Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 20 de setembro de 2024, 13:56