Sex, 20 de setembro de 2024, 16:04

UFS fica em 1° lugar no Brasil e 2° lugar da América Latina e Caribenha na competição anual IBA
A equipe contou com 5 alunos do curso de Geologia

Uma equipe do Grupo American Association of Petroleum Geologists (Aagp), vinculado ao Departamento de Geologia da Universidade Federal de Sergipe (Dgeo/UFS), conquistou o 1° lugar do Brasil e o 2° lugar da América Latina e Caribenha na competição anual Imperial Barrel Award (IBA), da qual mais de 577 universidades de 88 países participaram.

A equipe, formada por 5 alunos de geologia, apresentou dois trabalhos na competição IBA, sendo um sobre Geoquímica e outro sobre Evolução Petrofísica, que ganharam a competição.


Equipe faz parte do AAPG da UFS. Foto: Arquivo Pessoal
Equipe faz parte do AAPG da UFS. Foto: Arquivo Pessoal

Karolline Dewanele, coordenadora do Equipe Competidora, destaca a importância da premiação para o grupo. “ A competição, além de grande visibilidade, traz a possibilidade de passar ainda na graduação por uma experiência da vida real na área de exploração”, relata a coordenadora.

Felipe Morais, participante da equipe que ganhou a premiação, conta com entusiasmo o grande feito. Por ser um evento de escala mundial, a nossa maior motivação era poder ser vistos pelo mundo e as grandes empresas do ramo petrolífero. Para que nos vissem como excelentes profissionais e não mais apenas como alunos”, conta o estudante.


Alunos do curso de Geologia. Foto: Arquivo Pessoal
Alunos do curso de Geologia. Foto: Arquivo Pessoal

Além disso, ganhar a premiação demonstra o empenho dos discentes e docentes para ganhar visibilidade no mercado de trabalho e na ciência. A UFS participa desta competição desde 2013, sendo a segunda vez alcançando o pódio na competição.

Laíza Lima, contribuinte da equipe, evidencia o quanto o curso e a UFS ganham com a premiação para contribuição de projetos futuros nas áreas de petróleo e gás. “E isso é muito importante. É uma das maiores colocações que nosso curso conseguiu fazer nessa competição muito importante na área de petróleo e gás em todo o mundial, porque é uma competição que junta todas as universidades do mundo. Tenho a sensação de conseguimos alcançar nosso objetivo, que é esse peso de importância, nossa visibilidade”, ressalta a participante.

Fernanda Felix - bolsista

Jéssica Vieira - jornalista

Ascom UFS


Atualizado em: Sex, 20 de setembro de 2024, 18:04