Qua, 25 de setembro de 2024, 10:43

Projeto da UFS leva conhecimento sobre comunicação digital para alunos da rede pública
Iniciativa engloba discentes do Departamento de Comunicação Social

Estudantes da disciplina Comunicação Digital, do curso de graduação em Publicidade e Propaganda da Universidade Federal de Sergipe (UFS), estão participando da segunda edição do projeto extensionista Comunica-SE, do Departamento de Comunicação Social (DCOS). A ideia é levar jovens de sete escolas da rede pública a refletir sobre os hábitos em um mundo cada vez mais conectado com as mídias sociais digitais.

Coordenada pela professora do DCOS, Tatiana Aneas, a iniciativa tem como principal objetivo promover debates com turmas de ensino médio, trazendo à tona possíveis problemáticas no uso da internet. “Existe uma necessidade de expandir as atividades de ensino e pesquisa desenvolvidas dentro da universidade, de dar uma devolutiva para a sociedade, de contribuir de alguma maneira com a comunidade, essa é a natureza da extensão, e o Comunica-SE vai muito nessa linha, por um lado. Por outro lado, ele também é derivado do que já desenvolvo no campo da educação midiática, da comunicação digital e da comunicação política, a interface dessas três áreas”, resume a professora.

Ela ressalta que o projeto tem a ver também com a trajetória enquanto docente e pesquisadora. “O Comunica-SE é ainda uma demanda dos estudantes da graduação, de pensar em estratégias inovadoras, para a gente sair um pouco da lógica tradicional de sala de aula, de aula expositiva, de seminário, de prova, enfim, essa metodologia com a qual a gente já está muito acostumado, mas que precisa também ser expandida, inovando e pensando em novas estratégias de ensino e de construção do conhecimento para os alunos da graduação”, pontua Tatiana.

Na segunda edição, Comunica-SE visitará sete escolas públicas. (Foto: arquivo pessoal)

Temas

Nesta edição, os temas trabalhados são: publicidade e fake news; educação e inteligência artificial; memes e pertencimento social; influenciadores, identidade e autenticidade; e discurso de ódio em comunidades de fãs nas redes sociais. As atividades são desenvolvidas com debates e dinâmicas de interação em sete escolas públicas indicadas pela Secretaria de Educação do Estado de Sergipe.

“A primeira parte da disciplina Comunicação Digital tem o formato mais tradicional, com leitura de autores clássicos e contemporâneos da comunicação digital. Nesse segundo momento é que os estudantes, divididos em grupos, escolhem temas mais contemporâneos relacionados à comunicação e cultura digitais, preparam uma apresentação baseada em algum artigo científico que a gente escolhe juntos e adaptam essa apresentação para levar para as escolas estaduais de Sergipe em uma perspectiva de compartilhar esse conhecimento”, detalha a coordenadora.

“São temáticas que fazem parte do cotidiano deles, de como eles usam a mídia digital. A gente tenta levar isso muito em uma perspectiva de um senso crítico, de fazer pensar, refletir sobre esse uso, o que também acaba sendo uma formação de repertório interessante, principalmente para os que estão pensando em fazer Enem e concurso”, complementa.

Para a coordenadora do projeto, é a partir da troca de conhecimentos e experiências que os jovens podem se conscientizar sobre os perigos, além de aproveitar melhor o potencial da rede. “A finalidade é, primeiro, colocar o desafio para os nossos estudantes da UFS de compartilhar esse conhecimento, saindo da sala de aula e se colocando diante de um outro público, em um outro espaço. Mas tem também a ideia de tentar contribuir com a educação básica mesmo e a gente procura fazer sempre atividades que sejam momentos interessantes, não só porque os temas são interessantes. Além da teoria, sempre tem um jogo, uma dinâmica, um momento de interação. Por um lado é proporcionar um desafio para os estudantes da graduação e, por outro, tentar contribuir, levar um pouco desse conhecimento desenvolvido na universidade para os estudantes da rede pública”, declara Tatiana.

Atividades são desenvolvidas com debates e dinâmicas de interação. (Foto: arquivo pessoal)

Extensão

As atividades do projeto de extensão Comunica-SE estão sendo registradas e compartilhadas por meio do perfil @comunicaseufs, que traz também explicações sobre os temas e textos-base para os debates promovidos. “A página faz parte, inclusive, do projeto, da avaliação da disciplina Comunicação Digital, por meio da produção de conteúdo, vídeos, textos, os alunos estão sendo bem ativos nessas ações”, diz Tatiana.

O Comunica-SE, como projeto de extensão da UFS, é uma iniciativa anual, que está na segunda edição. De acordo com a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proex/UFS), Sueli Pereira, a aproximação entre universidade e comunidade no Comunica-SE é uma ação bastante significativa. “Esse é um projeto muito relevante para a nossa sociedade, especificamente para o público do ensino médio, que está tendo acesso a temas e problemas contemporâneos, como fake news, tecnologia e saúde mental, exposição em redes sociais, dentre outros. É um projeto que articula ensino, pesquisa e extensão e no qual os alunos da graduação em Publicidade e Propaganda estão tendo a oportunidade de levar o aprendizado para os alunos do ensino médio, utilizando uma linguagem acessível. Isso, claro, contribui para a própria formação dos alunos, promovendo também uma aproximação cada dia mais concreta da universidade junto à nossa sociedade”, pontua a pró-reitora.

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 25 de setembro de 2024, 11:03