Qua, 25 de setembro de 2024, 16:07

UFS marca Dia Nacional dos Surdos com evento no Campus de São Cristóvão
“Setembro Surdo” foi organizado pelo curso de licenciatura em Letras Libras
Programação foi protagonizada por alunos surdos e ouvintes do curso Letras Libras da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Em alusão ao Dia Nacional dos Surdos, celebrado em 26 de setembro, a Universidade Federal de Sergipe realizou nesta terça-feira, 25, o evento “Setembro Surdo”. A programação foi protagonizada por alunos surdos e ouvintes do curso Letras Libras da UFS.

A ação aconteceu no período da manhã no Centro de Vivência do Campus de São Cristóvão e contou com a presença de cerca de 50 pessoas.

"Setembro Surdo" aconteceu no Centro de Vivência do Campus de São Cristóvão. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

De acordo com a organizadora do evento, professora Alzenira Aquino, o “Setembro Surdo” serviu para divulgação da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

“O evento inclusivo e bilíngue mostrou a importância da Libras para a acessibilidade comunicacional das pessoas surdas, já que a inclusão começa com o respeito às diferenças e a acessibilidade com o reconhecimento de todas as vozes, inclusive as que se expressam pelas mãos. Para a UFS, o evento demonstrou a importância do curso de licenciatura em Letras Libras na perspectiva inclusiva, com respeito à diversidade cultural”, afirma a docente do Departamento de Letras Libras (Deli/UFS).

Alzenira Aquino é professora do Departamento de Letras Libras da UFS. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A iniciativa englobou músicas sinalizadas, danças, performances, teatro, bate-papo, aula de Libras e outras atividades.

Dia Nacional do Surdo

A data foi oficializada no Brasil em 2008, por meio do decreto de lei nº 11.796. O dia 26 de setembro foi escolhido por ser a data da fundação da primeira escola de surdos no país: o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines).

Ascom UFS

Atualizado em: Qua, 25 de setembro de 2024, 16:14