Sex, 27 de setembro de 2024, 11:28

Projeto de extensão da UFS busca conscientizar sobre o câncer de mama durante todo o ano
Ação do Masu - Mamas Saudáveis aconteceu na última quinta-feira
Ação aconteceu no corredor entre as Didáticas 5 e 6. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

O corredor entre as Didáticas 5 e 6 esteve ocupado na última quinta-feira, 26, com a ação “Se Toca! Toque e olhe as suas mamas diariamente”, oriunda do projeto de extensão Masu - Mamas Saudáveis. A iniciativa tem a premissa de disseminar a prevenção do câncer de mama durante todo o ano, e não somente no “Outubro Rosa”. Durante a ação, alunos do Departamento de Fisiologia (DFS) repassaram as principais informações acerca da doença, como orientações sobre como fazer o toque diário, aplicaram um quiz sobre o assunto e ofereceram uma oficina de costura às pessoas que passavam pelo local.

Oficina de costura de mamas de tecido finalizava a ação. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A coordenadora do projeto, professora Andréia Laura Rodrigues, explica que o termo “auto-exame” deixou de ser usado no final da década de 80. “Como o auto-exame não diminuiu a taxa de mortalidade do câncer de mama, foi criado o ‘breast awareness’ (conscientização sobre a mama), uma estratégia para conscientizar as pessoas que elas precisam se tocar e se olhar diariamente, com o intuito de identificar sintomas”.

Andréia Laura Rodrigues é coordenadora do Masu. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Entre as alterações sinalizadoras da doença, estão:

• Secreção mamilar;

• Irritação ou ferida;

• Textura diferente;

• Caroço visível;

• Mudança na forma;

• Mama descaída;

• Ínguas na axila;

• Diferença na cor da aréola;

• Covas na pele;

• Endurecimento da pele;

• Veias fáceis de observar;

• Massa na mama;

• Mamilo retraído;

• Inflamação.

Letícia Expedita, estudante do sexto período do curso de Física Médica, conta que o projeto Masu - Mamas Saudáveis iniciou no segundo semestre de 2023. “Dentro do nosso objetivo de conscientizar as pessoas acerca do câncer de mama, nós queremos fazer isso de maneira afetuosa. Fazer com que entendam que quando você olha para as suas mamas, quando você cuida da sua saúde, é um toque de carinho com você mesmo”.

Equipe do Masu - Mamas Saudáveis. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

A pró-reitora de Extensão e Cultura (Proex), Sueli Pereira, também esteve presente na ação. Para ela, este é um tema que tem que ser constantemente trabalhado na universidade e para além dela. “A proposta do Masu é estar na universidade, mas também levar essas ações para a comunidade. Já temos uma comunidade que foi eleita para receber nossa atuação, que é da cidade de Laranjeiras, a comunidade de mulheres do artesanato. Então, esta é uma temática que a universidade traz todo ano, não somente no Outubro Rosa, mas de uma forma permanente”, ressalta.

Sueli Pereira é pró-reitora de Extensão e Cultura (Proex). (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Eliene Santos estava voltando de uma consulta com a nutricionista quando passou pela ação. Para ela, este tipo de iniciativa de conscientização é muito importante. “Tenho dois pequenos cistos nas mamas que descobri por meio da mamografia e sou acompanhada por um mastologista há cinco anos. Acredito que esses eventos fazem as pessoas entenderem que precisam cuidar da própria saúde antes que seja tarde”, compartilha.

Eliene Santos foi uma das pessoas que passou pela ação. (foto: Schirlene Reis/Ascom UFS)

Brunna Martins - Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 27 de setembro de 2024, 12:00