O Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade Federal de Sergipe (DAVD/UFS) promoveu, de 23 a 27 de setembro, o curso de Conservação e Restauro de Gravuras e Documentos Textuais aos servidores do Arquivo Geral do judiciário de Sergipe. A ação é fruto de um termo de cooperação técnica firmado entre a instituição – através da Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex) e o Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE-SE).
A capacitação, conduzida pela técnica em museologia do Gabinete de Estampas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Ana Paula de Andrade, reuniu temas teóricos e práticos, abrangendo desde os fundamentos da conservação preventiva de acervos em papel à aplicação de técnicas especializadas de recuperação e restauro de documentos e gravuras.
Dessa forma, os participantes tiveram a oportunidade de aprender e aplicar uma variedade de técnicas, utilizando materiais e equipamentos específicos para esse tipo de trabalho.
“O curso possibilitou a atualização e o reconhecimento de técnicas que irão auxiliar sobremaneira a conservação de gravuras e documentos, possibilitando, além do melhor arquivamento, transporte e exposição, a prevenção de possíveis danos”, destacou a professora do Curso de Artes Visuais da UFS e idealizadora da capacitação, Marjorie Garrido Severo
Ela destaca ainda que essa ação reflete o compromisso das instituições envolvidas com a preservação do patrimônio artístico, cultural e social do estado de Sergipe, bem como a valorização da formação continuada de seus servidores e alunos.
“A iniciativa visa prepará-los para enfrentar os desafios da preservação de acervos documentais e destaca a importância da cooperação interinstitucional para o desenvolvimento de práticas sustentáveis na conservação de documentos, garantindo assim a proteção de registros históricos e artísticos fundamentais para as futuras gerações".
Com informações do TRE