
Desde a última segunda-feira, 30 de setembro, a Universidade Federal de Sergipe está sendo sede do XV Encontro Estadual de Química (Enesquim), que tem como finalidade reunir estudantes, professores e profissionais da área de química no estado de Sergipe e da Região Nordeste. O evento, que engloba também o XI Simpósio de Licenciatura em Química e a X Escola de Química, segue até a próxima sexta-feira, 04 de outubro.
Pela primeira vez, o Enesquim reuniu todos os cursos de química do estado, fruto de uma parceria entre o curso de bacharelado em Química do Campus de São Cristóvão e os cursos de licenciatura em Química do Campus de Itabaiana e do Instituto Federal de Sergipe (IFS).

A coordenadora do evento e professora do Departamento de Química (DQI/UFS), Lisiane Freitas, explica que essa é a maior edição realizada. “O principal objetivo é reunir estudantes e profissionais da química em prol do conhecimento. E foi graças a essa união que a gente teve um evento maior, já que geralmente temos entre 80 e 100 pessoas, e nessa edição nós tivemos 354 inscritos. O evento conta com 31 palestrantes, sendo do estado e de outras instituições do país, então ele é intermunicipal e interestadual”.

A abertura oficial do encontro aconteceu na última terça-feira, 1º, no auditório da Didática 7 do Campus de São Cristóvão. Durante a mesa de honra, o reitor da UFS, Valter Santana, destaca a participação de alunos do ensino médio sergipano.
“A Universidade Federal de Sergipe sempre teve a preocupação não só de formar bons profissionais, mas de fazer essa inter-relação com a sociedade. No caso do curso de Química, ter estudantes do ensino médio que vêm aqui para discutir ciência com os alunos de graduação e com os nossos professores é fantástico, porque vai motivá-los para que sigam a trajetória educacional e possam ingressar na universidade. Essa é uma rotina diferenciada na trajetória deles que pode complementar aquilo que estão aprendendo a nível do ensino médio e já qualificar a formação para que eles possam ter um futuro melhor”.


“Um dos programas que existe no Departamento de Química é a divulgação para o ensino médio desses cursos. Além de palestras que realizamos em escolas, também participamos de semanas acadêmicas e profissionais. A gente busca sempre ter projetos vinculados às escolas de ensino médio”, ressalta a professora Lisiane Freitas, que também é chefe do Departamento de Química.
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Química da UFS, Honnara Granja fez parte da comissão organizadora do XV Enesquim, auxiliando na montagem da programação e na divulgação do evento, entre outras demandas.
“O Encontro Estadual de Química, a Escola de Química e o Simpósio de Licenciatura em Química eram eventos que já existiam de forma individual, então a intenção foi unificar. Em eventos assim, além da possibilidade de conhecer trabalhos e apresentar o trabalho desenvolvido dentro da universidade, temos muito contato com palestrantes de fora e com outros alunos e professores. Então, trocamos conhecimento que pode ser extremamente importante paro nosso desenvolvimento acadêmico”, explica Honnara.

A palestra de abertura foi intitulada “Cadeia produtiva de insumos e produtos de plantas cannabis: oportunidades para estudantes e profissionais da química”, ministrada pelo coordenador do Grupo de Trabalho de Cannabis da UFRJ, Ubiracir Lima Filho.

“Quando você está trabalhando em um campo científico, com novas descobertas e possibilidades para a geração do saber e de produtos de consumo que vão dar suporte ao bem-estar da sociedade, impacta de um modo muito diferente. Então, todas as vezes que eu venho trazer um pouco da ciência química para agregar a geração desses bens de consumo, eu me sinto completo quanto àquele esforço tão grande de estar, por dez anos, dentro de um ambiente científico”.

Ainda no primeiro período do curso, o estudante Mateus Silva acompanhou o dia de abertura. “Decidi participar para agregar conhecimento, tanto pessoal quanto acadêmico. Acredito que esses eventos mostram a prática da profissão e podem auxiliar a graduação”.
Letícia Nery - Ascom UFS