Qui, 03 de outubro de 2024, 16:24

Plano Diretor de Logística Sustentável da UFS é destaque no I Workshop de Sustentabilidade de IES
Mesa redonda foi intitulada “Caminhos para a sustentabilidade: experiência do PLS na UFS”

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi destaque no I Workshop de Sustentabilidade de Instituições de Ensino Superior, que aconteceu de 30 de setembro a 1º de outubro. O objetivo do evento foi discutir as alterações e reestruturações necessárias para elaboração e atualização do Plano Diretor de Logística Sustentável (PLS), subsidiando os trabalhos das comissões gestoras.

Representando a UFS, a coordenadora de Planejamento e Riscos (Coplan/Proplan) Estelamaris Pina, o engenheiro eletricista (Proplan) Ulysses Cruz e a coordenadora de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho (Coaset) Janaína Peres realizaram apresentação no painel 5 na última terça-feira, 1º.

A mesa redonda foi intitulada “Caminhos para a sustentabilidade: experiência do PLS na UFS”. A universidade já construiu um plano diretor anterior, mas houve uma lacuna de atualização desde 2016 até o PLS 2024-2028 da UFS, que conta com alguns diferenciais em relação ao anterior: a construção participativa das áreas envolvidas e o monitoramento e avaliação das metas propostas.

De acordo com a coordenadora de Planejamento e Riscos da UFS, Estelamaris Pina, o convite surgiu da organização do evento, que identificou o destaque do PLS da UFS em relação a outras instituições do país.

“Nós ficamos muito surpresos e felizes quando recebemos uma ligação da comissão organizadora dizendo que fez uma pesquisa em todas as instituições e viu que nós éramos uma das primeiras a construir um PLS conforme o modelo referencial que foi sugerido pela Secretaria de Gestão do Ministério da Economia. Então essa foi a motivação, e ficamos muito honrados, porque estávamos contando a nossa experiência junto a outras grandes instituições, como UNB, TCU e Senado Federal”, explica Estela.

Para o pró-reitor de Planejamento e Orçamento (Proplan) da UFS, Sérgio Sávio, o reconhecimento foi um marco significativo. "Isso demonstra que nossos esforços, planejamento e a dedicação em integrar práticas sustentáveis na universidade estão sendo percebidos além dos nossos muros, o que nos enche de orgulho. É um reflexo do compromisso de toda a equipe da Proplan e da UFS em construir um futuro mais sustentável e inovador. E mais do que um reconhecimento, é também uma oportunidade de partilharmos nossa experiência, aprendermos com outras instituições e inspirarmos mudanças positivas no cenário da gestão pública".

Durante a apresentação, a coordenadora de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho da UFS, Janaína Peres, citou eixos, objetivos e ações que já estão sendo desenvolvidos. “Nós seguimos os eixos do caderno de logística proposto pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos e dentro desses seis eixos nós pensamos os objetivos que teriam a ver não só com a nossa instituição, mas também com a realidade da nossa região. E cada objetivo tem uma série de ações que estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU”.

Já o engenheiro eletricista da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento da UFS, Ulysses Cruz, foi o responsável por realizar o inventário de emissões de Gases Efeito Estufa (GEE) do PLS da instituição. “Meu trabalho de doutorado foi em cima disso porque eu percebi que faltava um modelo customizado de inventário de emissão de GEE para instituições de ensino superior, porém esse é um tema complicado e temos que ser resilientes em relação ao PLS porque ainda falta a consciência ambiental dentro das IES. E não é só a questão da contabilização dos gases, mas o principal é a mitigação para reduzir esse cenário”.

Com isso, o principal propósito da construção do Plano Diretor de Logística Sustentável 2024-2028 é tornar a “sustentabilidade” o principal critério de estratégia de contratação e logística da Universidade Federal de Sergipe. O PLS da UFS pode ser conferido na aba "PDI 2021-2025", na coluna "Links Rápidos" do Portal UFS. Para acessar, clique aqui.

I Workshop de Sustentabilidade de IES

O I Workshop de Sustentabilidade de Instituições de Ensino Superior aconteceu de forma remota e a transmissão do painel 5, com participação da UFS, já acumula mais de 500 visualizações.

O evento foi organizado pelos institutos federais do Sul de Minas (IF Sul de Minas), do Triângulo Mineiro (IFTM) e do Pará (IFPA), e pelas universidades federais do ABC (UFABC), de Mato Grosso do Sul (UFMS), de Alfenas (Unifal), de São Carlos (UFSCar), de Ouro Preto (UFOP), de Viçosa (UFV) e de Lavras (UFLA), além do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ).

Letícia Nery - Ascom UFS

Atualizado em: Sex, 04 de outubro de 2024, 13:14