Sex, 04 de outubro de 2024, 16:01

Pesquisadores representam a UFS no VI Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional
Em colaboração com universidade canadense, trabalho recebeu menção honrosa no evento

No período de 10 a 13 de setembro, pesquisadores e alunos representaram a Universidade Federal de Sergipe no VI Encontro Nacional de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (ENPSSAN), realizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro com o tema “Pesquisa e políticas públicas em soberania e segurança alimentar e nutricional no enfrentamento das desigualdades, da fome e das mudanças climáticas”.

A programação do evento também contemplou o I Seminário Internacional de Desenvolvimento de Escala de Insegurança Hídrica Domiciliar. Foram apresentadas as pesquisas e experiências vivenciadas com os povos das águas e os ecossistemas aquáticos.

De acordo com a professora do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura (Depaq) da UFS, Juliana Schober, os povos das águas são totalmente dependentes da integridade desses ecossistemas para a sobrevivência.

“No caso do ecossistema manguezal, por exemplo, a segurança alimentar das marisqueiras é diretamente afetada pelos impactos antrópicos sobre esses ecossistemas e as mudanças climáticas podem acentuar a insegurança alimentar dessas populações costeiras. Cada vez mais as pesquisas indicam que a insegurança alimentar e a insegurança hídrica estão relacionadas, então é fundamental compreender melhor a situação de insegurança dos povos das águas, que são especialmente afetados pelas mudanças climáticas. Conhecer essa realidade é importante para embasar políticas públicas e garantir os direitos dessas populações”, explica a docente.

Professores Juliana Schober (UFS) e Hugo Melgar (McGill) e alunos da UFS. (foto: Arquivo pessoal)

As pesquisas estão sendo realizadas em conjunto com o Departamento de Nutrição (DNUT/UFS), em parceria com a professora Silvia Voci, e com a School of Human Nutricion da Universidade McGill no Canadá, em parceria com o professor Hugo Melgar.

Menção honrosa

Como resultado, alunos da graduação e da pós-graduação têm a oportunidade de vivenciar as dinâmicas e a importância dos ecossistemas aquáticos, além de aprender com os povos das águas. E umas dessas vivências foi apresentada no evento pela estudante da universidade canadense, Nicole Shaw, enquanto pesquisadora na UFS.

Estudante School of Human Nutricion da Universidade McGill durante apresentação do trabalho, que recebeu menção honrosa. (foto: Arquivo pessoal)

Durante o tempo que ela passou em Sergipe no ano de 2024, realizando pesquisas junto ao Depaq e DNUT, foi produzido o relato de experiência intitulado “Mãe Maré: immersing in the food system of coastal Sergipe’s marisqueiras and fishermen”. O trabalho foi apresentado por Nicole e outros pesquisadores da UFS no VI ENPSSAN e recebeu menção honrosa no evento.

Letícia Nery - Ascom UFS

Com informações da professora do Departamento de Engenharia de Pesca e Aquicultura da UFS, Juliana Schober

Atualizado em: Sex, 04 de outubro de 2024, 17:23