Seg, 14 de outubro de 2024, 16:52

UFS publica edital para contratação de professor visitante em incentivo aos programas de pós-graduação
Edital nº 008/2024 prevê a seleção de 23 professores e inscrições já estão abertas

Em uma iniciativa para ampliar a inovação científica e o intercâmbio de conhecimentos na instituição, a Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), em parceria com a Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (Posgrap), lançou o Edital nº 008/2024, que regulamenta o Processo Seletivo Simplificado para a contratação de Professor Visitante. A aquisição do corpo docente tem o objetivo de apoiar os programas de pós-graduação da universidade, fortalecer atividades de ensino, pesquisa, extensão e inovação, além de promover intercâmbio científico e tecnológico.

Ao atrair docentes com experiência diversificada, a UFS reafirma seu compromisso com a proeminência do ensino acadêmico e fomenta o desenvolvimento de pesquisas de ponta, práticas que têm contribuído para consolidar a instituição como referência no cenário educacional e científico do país. Ao todo, serão 23 vagas para ‘Professores Visitantes’ que contemplarão de forma direta e indireta quase 50 programas de pós-graduação da universidade.

As inscrições foram abertas nesta sexta-feira, 11, e seguem até o dia 9 de novembro, devendo ser realizadas exclusivamente pela internet, através do site. O processo seletivo será composto por duas fases: Avaliação do Currículo Lattes e Avaliação do Projeto de Pesquisa a ser desenvolvido na área indicada no edital. A documentação (Currículo Lattes e Projeto de Pesquisa) deve ser enviada até o dia 21 de novembro, por e-mail, conforme as instruções do edital. As avaliações começam até o dia 09 de dezembro de 2024.

O coordenador de Pós-Graduação da UFS, Gladston Santos, enfatizou que o edital foi expandido neste ano e vislumbra resultados significativos para a instituição. “Quando surgiu, lá em 2022, esse edital tinha cinco vagas. Agora estamos publicando um edital com 23 vagas. Isso é uma elevação significativa, proporcionando consequentemente o atendimento a um número bem maior de programas de pós-graduação. Teremos um impacto expressivo com a chegada desses docentes, com foco no que o professor visitante deve fazer, que é trabalhar nessa integração de ensino, pesquisa, extensão, inovação, melhoria de produção intelectual, publicação, consolidação e internacionalização dos programas, porque estamos buscando professores de alta qualificação para que eles possam efetivamente contribuir com a consolidação da pós-graduação na UFS”, projetou.

A pró-reitora de Gestão de Pessoas da UFS, Thaís Ettinger, reiterou a qualidade e o rigor da instituição na elaboração do edital e assegurou que o programa aperfeiçoa o corpo docente. “Esse edital, realizado em conformidade com as leis que regem o serviço público, reflete o compromisso da UFS com a excelência acadêmica e o fortalecimento do nosso corpo docente. A vinda de novos professores, com outras qualificações e vivências, não só enriquece nossos programas de pós-graduação, mas também contribui para a troca de conhecimento, inovação e o desenvolvimento da nossa comunidade acadêmica. Seguimos com a missão de oferecer um ensino superior público de qualidade e com o propósito de formar profissionais capacitados para enfrentar os desafios atuais e futuros”, avaliou.

O pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans, ensossou a notoriedade do edital. "O edital de professor visitante é um instrumento estratégico para o fortalecimento da pesquisa em áreas prioritárias, ampliando a capacitação científica e tecnológica na UFS. Ao atrair especialistas de renome, contribui para a qualificação dos programas de pós-graduação, fomentando a produção acadêmica de excelência. Além disso, fortalece as ações extensionistas, promovendo maior integração entre a academia e a sociedade, com resultados concretos em inovação e desenvolvimento social. Esse processo estimula a transferência de conhecimento e o impacto direto em setores chave, alinhando-se aos objetivos institucionais de promover pesquisa aplicada e transformação social", sublinhou.

A perspectiva é que o ingresso dos professores visitantes também impacte no desempenho dos programas de pós-graduação da universidade nas aferições promovidas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação vinculada ao Ministério da Educação. Isso porque a próxima quadrienal de avaliação será iniciada em 2025, quando os novos professores já estarão integrados ao corpo docente da instituição, possibilitando que contribuam para a melhoria dos indicadores e das notas dos programas de pós-graduação.

Clique aqui para acessar o edital na íntegra.

Ascom UFS


Atualizado em: Seg, 14 de outubro de 2024, 17:27
Notícias UFS