Qui, 17 de outubro de 2024, 09:01

Exposição aborda a tradição de pintar o corpo de preto
Iniciativa conta com alunos do curso de Museologia da UFS

Alunos do curso de Museologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) participam até hoje, 17, da exposição curricular "Corpos Sujos, Almas Livres: Performance Negra na Diáspora Afro-Latina (Brasil-Caribe: Sergipe, Bahia e Granada)". Realizada anualmente como componente obrigatório para a conclusão do curso, a mostra aborda neste semestre as experiências da cultura africana a partir das performances culturais tradutoras de conhecimentos que reiteram ou desobedecem às condições históricas.

De acordo com o professor do curso de Museologia da UFS, Vinícius Zacarias, que coordena o projeto, estão sendo apresentados três exemplares latino-americanos manifestados popularmente pela pintura preta no corpo. "É uma forma de analisarmos o patrimônio imaterial negro em dimensões globais, entendendo que o processo de escravidão produziu traumas que são manifestados estrategicamente por meio de festas e performances públicas. O lambe-sujo, cão e jab jab são exemplos de resistência e memória, pois manifestações relativamente distantes podem ter elementos comuns", afirma o professor.

A exposição exibe o trabalho dos fotógrafos Wayne Lawrence, Roberto Luís e Denise Somera, de São Jorge, em Granada, no Caribe, Muritiba, na Bahia, e Laranjeiras, em Sergipe.

“O evento é preparado em dois semestres. Por meio democrático, alunos e orientador escolhem o tema que será apresentado. No semestre anterior, os alunos preparam o desenvolvimento do projeto e apresentam diversos temas para apreciação. Eles buscam informações em documentos oficiais, acervos, relatos e, a partir do resultado dessa pesquisa, fazem um recorte e montam a narrativa da exposição. Já neste semestre, é montada a exposição curricular, colocando em prática tudo o que foi pesquisado, desenhado e projetado. Os estudantes concebem e montam a exposição, apresentam ao público e, ao final, fazem a avaliação do processo”, explica Vinícius.

Uma das participantes desta iniciativa é a aluna Ana Paula Santos, que viu na realização do projeto um grande desafio. "Está sendo interessante, trabalhoso, mas gratificante. A gente acaba aprendendo na prática o projeto de uma exposição. É edificante aprender junto com os colegas a montar uma exposição", declara.

“A mostra, que também é uma atividade de extensão, recebeu o apoio da Universidade Federal de Sergipe na impressão de material gráfico e no empréstimo de expositivos do centro. Ao final da exibição, parte do acervo será doada à Casa de Folclore Zé Candunga, para compor a programação da instituição. Haverá também uma disciplina inspirada na exposição curricular ministrada a partir do próximo semestre, com o objetivo de relacionar os estudos étnico-raciais, museologia, antropologia e artes”, diz o professor Vinícius Zacarias.

O evento se estende até as 17h, no hall do Campus da UFS em Laranjeiras (SE), com monitoria e visitação gratuita.

Ascom UFS
om informações do curso de Museologia

Atualizado em: Qui, 17 de outubro de 2024, 11:30