Em uma iniciativa de acolhimento e intergeracionalidade dentro do ambiente acadêmico, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) abre, nesta terça-feira, 05, as inscrições para que idosos possam participar de mais uma edição do Programa Universidade Aberta à Terceira Idade (Unatise).
O programa, vinculado ao Núcleo de Pesquisas e Ações da Terceira Idade (Nupati), é voltado a pessoas com 60 anos ou mais e tem como principais objetivos o estímulo ao aprendizado contínuo, a promoção da socialização e do bem-estar emocional, além do fortalecimento da autonomia dos participantes.
Na prática, o programa permite que o público da terceira idade possa imergir no universo acadêmico, através da participação em aulas de disciplinas de diversos cursos de graduação da UFS, em atividades de extensão promovidas pelo Nupati, como oficinas, palestras e eventos, e o envolvimento em atividades de pesquisa.
As vagas para disciplinas de graduação são disponibilizadas por professores de diferentes departamentos da UFS, com a ressalva de que cursar essas disciplinas como aluno especial não dá direito à obtenção de diploma de graduação. De acordo com o Nupati, nesta edição do programa, cujas inscrições seguem até a próxima quinta-feira, 07 de novembro, são ofertadas mais de 100 vagas contemplando diversas áreas do conhecimento da UFS.
A iniciativa da universidade propicia uma série de benefícios para os idosos, a exemplo do estímulo cognitivo e intelectual, desenvolvimento de habilidades, combate à solidão e melhoria da saúde mental e emocional. Além disso, o programa promove a intergeracionalidade, permitindo que os idosos compartilhem suas experiências e adquiram novos conhecimentos em contato com outras faixas etárias.
“A Unatise desempenha um papel essencial na promoção de um envelhecimento ativo e na inclusão social dos idosos, oferecendo a eles oportunidades de aprendizado contínuo, socialização e desenvolvimento pessoal. Ao participar de cursos e atividades educacionais e socioculturais, os idosos mantêm suas mentes estimuladas, o que contribui para a preservação da saúde cognitiva e emocional e também contribui para combater o isolamento social, fortalecendo a autoestima e o senso de pertencimento”, avalia o coordenador do Nupati, Neilson Meneses.
Neilson reitera que a experiência também proporciona uma oportunidade de aproximação de novas tecnologias. “Ao adquirir novas habilidades, como o uso de tecnologias, eles (idosos) se tornam mais autônomos e integrados às mudanças sociais, ajudando nas suas experiências para a troca intergeracional de conhecimentos. Dessa forma, a Universidade Aberta à Terceira Idade se revela uma iniciativa valiosa para melhorar a qualidade de vida e valorizar o papel dos idosos na sociedade”, enfatiz
O programa é acessível e gratuito. Não há exigência de vestibular ou processos seletivos tradicionais, sendo necessário apenas ter mais de 60 anos e, para quem deseja cursar disciplinas de graduação, ter concluído o ensino médio ou equivalente. Os documentos exigidos no processo de inscrição são: identidade; CPF; comprovantes de residência e de quitação eleitoral; certificação de conclusão de ensino médio ou equivalente.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail nupati@academico.ufs.br ou pelo telefone (79) 3194-6384.
Ascom UFS