A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Centro de Empreendedorismo (Cemp), acaba de concluir o projeto Trilha Jovem Empreendedor na Escola Municipal Martinho Bravo, em São Cristóvão (SE). De acordo com a servidora Mariana Gomes, do Cemp, o objetivo foi capacitar alunos, especificamente de escolas públicas, para desenvolver habilidades empreendedoras, com ênfase em criatividade, inovação e na construção de soluções práticas de problemas da comunidade.
“O Trilha Jovem Empreendedor é um projeto de extensão que, neste caso, teve como público-alvo os alunos do 8° ano da Escola Municipal Martinho Bravo. A princípio o projeto tem a finalidade de desenvolver o pensamento crítico, criativo e empreendedor, com foco em resolução de problemas. Pensando nisso, os alunos que integram o Centro de Empreendedorismo (UFS), em especial o aluno Irandi Silva, discente de Engenharia da Computação UFS e bolsista do projeto coordenado e orientado pela professora Jucileia Morais, construíram a trilha empreendedora”, detalha Mariana.
Para viabilizar a execução, o projeto foi dividido em encontros temáticos. “Por meio de uma metodologia lúdica baseada no mundo geek, com heróis e vilões para desenvolver conhecimentos sobre empreendedorismo e despertar o interesse pelo assunto, o projeto contou com o desenvolvimento de conceitos como criatividade, propósito e empreendedorismo, temas importantes para o processo de construção de seus respectivos pitchs (pequena apresentação expondo ideias de solução). Na última etapa da trilha os alunos expõem ao público o produto criado e toda a estrutura de solução”, complementa Mariana Gomes.
Para ela, o projeto superou todas as expectativas do Cemp. “Vimos a adesão e participação de todos da turma, deixando de lado a timidez e se arriscando nos pitchs, trazendo ideias e produtos inovadores para a sociedade”, comemora a servidora.
A participação da UFS no projeto ocorre por meio da ação didática e do suporte estrutural. “A partir disso os discentes podem unir o prático e o teórico, e ir além, intervindo na comunidade externa e contribuindo de forma significativa em outros segmentos da educação, como neste caso na educação básica do município de São Cristóvão”, declara Mariana.
Ascom UFS