Ter, 26 de novembro de 2024, 11:26

UFS alcança 7º lugar em ranking que avalia governança, sustentabilidade e inovação
Na edição anterior do ranking iESGo, a universidade ficou na 22ª colocação
(Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
(Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) conquistou o 7º lugar no ranking iESGo 2024, uma iniciativa para avaliar o nível de adesão das organizações públicas federais em relação às práticas ESG (Environmental, Social and Governance, em português: Governança, Sustentabilidade e Inovação). Na edição anterior do levantamento, realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), a universidade ficou na 22ª colocação.

Realizado por questionário eletrônico de autoavaliação, o parecer do ranking iESGo considerou os seguintes temas:

  • Liderança

  • Estratégia

  • Controle

  • Gestão de Pessoas

  • Gestão de Tecnologia da Informação e da Segurança da Informação

  • Gestão de Contratações

  • Gestão Orçamentária

  • Sustentabilidade Ambiental

  • Sustentabilidade Social

Para o reitor da UFS, professor Valter Santana, o salto da 22ª para a 7ª posição no Ranking iESGo reflete o trabalho sério e dedicado realizado na gestão administrativa, com foco na organização e no fortalecimento da governança institucional. “Acreditamos que uma universidade pública deve combinar excelência acadêmica com uma gestão eficiente, transparente e comprometida com a sociedade. Esse reconhecimento é resultado de investimentos contínuos em planejamento estratégico, melhoria dos processos internos, e articulação para garantir recursos que viabilizem nossas atividades-fim: ensino, pesquisa, extensão e inovação”, ressalta o reitor.


Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)
Valter Santana é reitor da UFS. (foto: Pedro Ramos/Ascom UFS)

O superintendente de Indicadores de Desempenho Institucional (Sidi/UFS), Kleber Oliveira, reflete sobre os processos necessários para que este lugar fosse alcançado. “Nosso sucesso não ocorre apenas no âmbito acadêmico. Na verdade, para que ensino, pesquisa e extensão se desenvolvam é necessário um grande suporte técnico que, na maioria das vezes, é pouco lembrado ou mesmo valorizado. Os nossos indicadores de desempenho acadêmico decorrem também da eficiência administrativa. Isso significa modernizar processos, promover transparência e valorizar a competência dos servidores”, explica o superintendente.


Kleber Oliveira é superintendente de Indicadores de Desempenho Institucional da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Kleber Oliveira é superintendente de Indicadores de Desempenho Institucional da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Nos indicadores iGovPessoas e iGestPessoas, a UFS alcançou 3ª e 4ª colocação, respectivamente. Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas (Progep/UFS), Thaís Ettinger, tal resultado evidencia o foco da gestão em políticas que promovem desenvolvimento, inclusão e bem-estar dos servidores.

“Esses indicadores não apenas apontam avanços administrativos, mas também reforçam o papel da UFS como referência nacional em boas práticas de governança. Seguiremos firmes no propósito de consolidar essa posição, sempre com o objetivo de oferecer à sociedade uma universidade cada vez mais preparada para os desafios contemporâneos”, destaca a pró-reitora.


Thaís Ettinger é pró-reitora de Gestão de Pessoas. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Thaís Ettinger é pró-reitora de Gestão de Pessoas. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

Sérvio Sávio, pró-reitor de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFS), destaca os indicadores iGovOrcament e iGestOrcament, em que a UFS conquistou 10º e 12º lugar no ranking. “Esse avanço notável é reflexo do comprometimento institucional com a excelência na gestão pública, especialmente nas atividades gerenciadas pela Proplan, tendo em vista os indicadores iGovOrçamento, que avalia a governança e a gestão orçamentária, e iGestOrçamento, que mede a capacidade em gestão orçamentária, foram essenciais para esse resultado".


Sérvio Sávio, pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Sérvio Sávio, pró-reitor de Planejamento e Orçamento da UFS. (foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

"Esse reconhecimento demonstra como a UFS tem se destacado no planejamento, execução e transparência na administração dos recursos públicos, consolidando sua posição como uma das universidades com melhores resultados gerenciais do país”, afirma o pró-reitor.

Ascom UFS


Atualizado em: Ter, 26 de novembro de 2024, 17:45
Notícias UFS