Qui, 28 de novembro de 2024, 13:31

UFS capacitará mil novos profissionais por meio do Projeto MaisTI
Iniciativa também prevê a alocação de 250 computadores no DCOMP que poderão ser utilizados por demais estudantes da universidade
(Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
(Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) capacitará mil novos profissionais por meio do Projeto MaisTI, que ofertará dois cursos de curta duração na área de Tecnologia da Informação (TI): Programador de Sistemas de Informação e Técnico em Redes de Computadores. A iniciativa é fruto do Programa Manoel Querino, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), que busca a capacitação profissional de 100 mil trabalhadores em todo o país.

O projeto ainda prevê a alocação de 250 computadores desktops, organizados em cinco laboratórios no Departamento de Computação (DCOMP/UFS). Para o reitor Valter Santana, esse é um marco importante para a universidade, pois “reflete o trabalho contínuo da UFS para aliar excelência acadêmica, inovação tecnológica e compromisso com o desenvolvimento social”.

O professor do DCOMP e idealizador do projeto, Andrés Menéndez, explica que a iniciativa trará benefícios tanto para os novos profissionais quanto para os alunos da universidade. “Tanto os alunos do projeto quanto os de qualquer departamento da UFS poderão utilizar os cinco novos laboratórios no DCOMP. Outro impacto positivo é que o projeto prevê a contratação de professores e de docentes no papel de tutores para que possam ministrar as disciplinas dos cursos. Isso vai movimentar o DCOMP”, afirma.

O coordenador adjunto do MaisTI, professor Rogério Patrício (DCOMP/UFS), compartilha as expectativas para o projeto. “Queremos alcançar a melhoria na formação tecnológica dos jovens do estado de Sergipe e, consequentemente, o avanço na qualidade da mão de obra ativa regional para os diversos setores produtivos da região. Outro resultado natural que a gente também vislumbra é incentivar jovens de todo o estado a futuramente concorrerem aos nossos cursos do DCOMP”, destaca o professor.

O início dos cursos de Programador de Sistemas de Informação e Técnico em Redes de Computadores do projeto MaisTI está previsto para janeiro de 2025.

Ascom UFS


Atualizado em: Qui, 28 de novembro de 2024, 14:08
Notícias UFS