Seg, 02 de dezembro de 2024, 18:00

Rádio UFS conquista Prêmio EBC de Combate à Desinformação
Trata-se do 34º prêmio de jornalismo e divulgação científica da emissora
Jornalista Josafá Neto recebeu premiação em Brasília-DF. Foto: Eduardo Ferreira/TV UFS
Jornalista Josafá Neto recebeu premiação em Brasília-DF. Foto: Eduardo Ferreira/TV UFS

A Rádio UFS FM 92.1 conquistou o 1º lugar do Prêmio EBC de Combate à Desinformação. A Empresa Brasil de Comunicação realizou a cerimônia de premiação na tarde desta segunda-feira, em Brasília-DF, no encerramento do Encontro Nacional da Rede de Comunicação Pública.

A série de reportagens "De Verdade" foi a vencedora da categoria "Rádio". Os jornalistas Josafá Neto e Juliana Almeida foram reconhecidos pelo trabalho que aborda os avanços e desafios do Jornalismo e do Direito na era da desinformação.

"Esse reconhecimento no âmbito da comunicaçào pública reforça o compromisso da Rádio UFS com o jornalismo profissional, comprometido com a verdade dos fatos e com a valorização da cidadania," destacou o jornalista Josafá Neto.

+ Pesquisa de Psicologia da UFS vence Prêmio Ciência pela Primeira Infância


EBC premiou 7 projetos relacionados ao combate à desinformação. Foto: Eduardo Ferreira/TV UFS
EBC premiou 7 projetos relacionados ao combate à desinformação. Foto: Eduardo Ferreira/TV UFS

Trata-se do 34º prêmio de jornalismo da emissora. Este ano a UFS FM já conquistou o Prêmio João Ribeiro da Fapitec, Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, Prêmio MOL de Jornalismo, Prêmio Sebrae de Jornalismo, Prêmio de Comunicação José Luiz Setúbal e Prêmio Setransp de Jornalismo.

O Prêmio

A iniciativa tem como objetivo dar visibilidade a projetos inovadores de comunicação na área de combate à desinformação que foram produzidos e publicados entre 1º de junho de 2021 e 1º de junho de 2024.

"A democracia precisa ser fortalecida diariamente com ações de combate à desinformação. Ao premiar esses projetos, esperamos inspirar ainda mais iniciativas que promovam um ambiente saudável e democrático, sem fake news", declarou o presidente da EBC, Jean Lima.

O prêmio foi dividido em dois eixos. O primeiro para os veículos de comunicação, empresas ou organizações da sociedade civil. O segundo aos profissionais das instituições parceiras da EBC que formam a Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP).

Ao todo, 76 trabalhos foram julgados por comissões com representantes da EBC, da Secretaria de Comunicação e da Secretaria de Políticas Digitais da Presidência da República, de organismo internacional e de instituições de pesquisa pública e privada.

Rádio UFS FM com informações da EBC

radioufs@gmail.com


Atualizado em: Ter, 03 de dezembro de 2024, 06:43

Notícias Relacionadas
Notícias UFS