Qua, 04 de dezembro de 2024, 07:00

Rádio UFS vence Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em duas categorias
Emissora universitária é premiada por séries de reportagens sobre café e aratu
Vencedores do Prêmio BNB foram anunciados em Fortaleza-CE. Foto: Daniel Brandi/ Ascom BNB
Vencedores do Prêmio BNB foram anunciados em Fortaleza-CE. Foto: Daniel Brandi/ Ascom BNB

Pela oitava vez, a Rádio UFS FM 92.1 conquistou o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional. Os vencedores da 24ª edição da premiação do BNB foram anunciados na última terça-feira, 3, em Fortaleza-CE.

Este ano a premiação foi alcançada nas categorias profissional e universitário. A emissora educativa também venceu o prêmio nas edições de 2013, 2014, 2015, 2016, 2018, 2019 e 2023.

Produzida pelos jornalistas Josafá Neto e Juliana Almeida, a série de reportagens "Diamante Negro: a expansão dos cafés especiais do interior do Nordeste para o mundo" conquistou o prêmio nacional da categoria "Rádio".

Ouça aqui a série de reportagens:

#01 - Diamante Negro

#02 - Diamante Negro

#03 - Diamante Negro

"É uma alegria ganhar mais uma vez a premiação do BNB como melhor produto nacional de rádio. Dessa vez, mostramos toda a evolução da produção dos cafés especiais na região, sobretudo na Chapada Diamantina", comemora a jornalista Juliana Almeida.


Jornalista Juliana Almeida recebeu premiação nacional da categoria Rádio. Foto: Fernando Cavalcante/BNB
Jornalista Juliana Almeida recebeu premiação nacional da categoria Rádio. Foto: Fernando Cavalcante/BNB

A UFS FM levou também o prêmio nacional na categoria "Universitário" com a série de reportagens "Vozes da Maré". O trabalho jornalístico, que aborda a tradição da pesca do aratu, foi produzido pelos estudantes Ronicleiton Paixão, Ana Beatriz Andrade, Sofia Cardoso, Luiz Fernando Dantas, Daniele Caetano, Tauã Ferreira e Ronaldo Araújo.

Ouça aqui a série de reportagens:

#01 - Vozes da Maré

#02 - Vozes da Maré

#03 - Vozes da Maré

#04 - Vozes da Maré

"Ser premiada por contar a história de marisqueiras e como elas movimentam a economia do litoral nordestino no catado do aratu é muito gratificante. Compartilho esse prêmio com todos que deram voz a nossa série", afirma a estudante Ana Beatriz.


Estudante Ana Beatriz levou prêmio nacional da categoria Universitário. Foto: Fernando Cavalcante/BNB
Estudante Ana Beatriz levou prêmio nacional da categoria Universitário. Foto: Fernando Cavalcante/BNB

Trata-se do 36º prêmio de jornalismo da emissora. Este ano a UFS FM já conquistou o Prêmio João Ribeiro da Fapitec, Prêmio Nacional de Jornalismo do Poder Judiciário, Prêmio MOL de Jornalismo, Prêmio Sebrae de Jornalismo, Prêmio de Comunicação José Luiz Setúbal, Prêmio Setransp de Jornalismo, Prêmio EBC de Combate à Desinformação e Prêmio ABDE de Jornalismo.

O Prêmio

Criado em 1980, o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional contempla produções jornalísticas profissionais e universitárias com foco em iniciativas ou atividades produtivas economicamente viáveis, socialmente justas, ambientalmente corretas e que respeitem o princípio da diversidade cultural.

O prêmio contempla trabalhos jornalísticos publicados em todo o território nacional que retratam ações promotoras de desenvolvimento regional na área de atuação do Banco do Nordeste, que abrange os estados nordestinos e parte de Minas Gerais e Espírito Santo.

Rádio UFS FM com informações do BNB

radioufs@gmail.com


Atualizado em: Qua, 04 de dezembro de 2024, 08:38

Notícias Relacionadas
Notícias UFS