A pesquisa de doutorado de Ueliton Santos Moreira Primo, no Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Sergipe (PPGPSI-UFS), venceu o Prêmio Ciência pela Primeira Infância, promovido pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI). O resultado foi anunciado no último mês de novembro.
+ Ouça aqui a entrevista do pesquidador à Rádio UFS
Com o título "Como conversar com as crianças sobre raça e racismo: experiências de famílias brasileiras", a tese foi uma das cinco vencedoras da segunda edição da premiação. Ao todo, segundo o NCPI, 150 trabalhos de mestrado e doutorado concorreram ao prêmio.
O estudo foi feito com 140 mães e pais com idades que variaram de 22 a 58 anos. Eles foram questionados se: “Você conversa com o seu filho(a) sobre o racismo?” Em seguida, relataram os conteúdos das conversas e/ou os motivos para não conversarem.
"O levantamento revelou que a maioria dos pais de crianças brancas não fala sobre racismo com os filhos, enquanto que nas famílias negras os pais abordam o tema com mais frequência," ressalta o pesquisador Ueliton Moreira.
Orientadora do trabalho, a professora de Psicologia da UFS, Dalila Xavier de França, comemorou a conquista pelo segundo ano. Em 2023, ela foi vencedora com uma pesquisa sobre mães que dialogam sobre racismo e a valorização do grupo racial no fortalecimento da autoestima de crianças negras.
"Essa premiação pode ser lida como o reconhecimento da importância da pesquisa sobre o combate ao racismo; como o incentivo a necessidade de investimento em estudos na área que possam atender ao maior número de pais, professores e crianças", afirma a pesquisadora.
"Os resultados mostram que todos os grupos étnico-raciais são corresponsáveis por mostrar às crianças que na sociedade há espaço para todos conviverem harmoniosamente, e pais brancos devem participar dessa tarefa promovendo uma educação antirracista para suas crianças," acrescenta.
O Prêmio
Tem como objetivo reconhecer pesquisadores da primeira infância, promovendo a disseminação de conhecimento científico para sensibilizar agentes da gestão pública e apoiando, com base em evidências, a qualificação de políticas, programas e ações voltados a crianças de até 6 anos e suas famílias.
+ Pesquisador da UFS cria coletânea de truques para auxiliar ensino de matemática
A premiação é concedida pelo Núcleo Ciência Pela Infância, que é uma coalizão que trabalha para sensibilizar, mobilizar e capacitar lideranças para fortalecer e qualificar programas e políticas públicas direcionadas ao enfrentamento das desigualdades que afetam as crianças.
Josafá Neto com informações do NCPI
comunica@academico.ufs.br