Qua, 11 de dezembro de 2024, 16:51

Bolsistas de apoio inclusão estão recebendo capacitação durante a 10ª Semac
20 alunos PCD de diversos cursos da UFS estão ministrando a atividade

Durante a 10ª Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe (Semac/UFS), a Divisão de Ações Inclusivas, vinculada à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Dain/Proest), está promovendo uma capacitação para bolsistas de apoio inclusão da instituição. O objetivo é oferecer treinamento para os estudantes que fazem acompanhamento de alunos com deficiência dentro dos espaços acadêmicos, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem.

Vinte alunos PCD de diversos cursos da UFS estão ministrando a atividade e mais de 80 bolsistas de apoio inclusão estão participando da capacitação, que começou na última segunda-feira, 10, e segue até a próxima sexta-feira, 13.


(foto: Arquivo pessoal)
(foto: Arquivo pessoal)

Na segunda-feira, foram abordadas as questões políticas e os direitos humanos universais; na terça-feira, aconteceram as orientações sobre acessibilidade de pessoas com deficiência física e, na quarta-feira, houve treinamento com foco nos estudantes com deficiência visual. Já na quinta e sexta-feiras, será abordada a deficiência auditiva, surdez, a deficiência intelectual e neurodivergência, como TEA e TDAH).

A iniciativa faz parte do projeto da UFS intitulado “Minha deficiência não define minha competência”. Com ela, a coordenadora da Dain, Lavínia Teixeira, afirma que a Divisão de Ações Inclusivas reforça o compromisso com a formação de uma universidade acessível e plural.


(foto: Arquivo pessoal)
(foto: Arquivo pessoal)

“A capacitação fortalece diretamente os objetivos do projeto ao demonstrar, na prática, que as pessoas com deficiência podem ser agentes de transformação e referência no processo de ensino-aprendizagem. O impacto é significativo, tanto na qualificação dos bolsistas quanto na promoção de uma cultura institucional que valoriza a diversidade e os direitos humanos”, explica a coordenadora.

Ela ainda ressalta o ganho para todos os envolvidos com a troca de experiências proporcionada. “Essa ação é de extrema importância, pois promove a visibilidade e o protagonismo das pessoas com deficiência, evidenciando as competências e potencialidades no ambiente acadêmico. Além de oferecer um treinamento qualificado para os bolsistas do apoio à inclusão, o curso cria um espaço de troca de saberes entre estudantes com e sem deficiência, favorecendo um ambiente mais inclusivo e consciente”, diz Lavínia.


(foto: Arquivo pessoal)
(foto: Arquivo pessoal)

Criada em 2014, a Divisão de Ações Inclusivas da UFS faz parte do Programa de Acessibilidade na Educação Superior (Incluir) do Ministério da Educação (MEC), que tem como maior objetivo promover a inclusão social e educacional nas instituições de ensino superior (IES).

Programação Semac 2024

A 10ª Semana Acadêmico-Cultural da UFS segue com diversas atividades até a próxima sexta-feira, 13. O encerramento da Semac 2024 será às 10h no auditório da Didática 7, juntamente com o encerramento do 34º Encontro de Iniciação Científica (EIC).

Para acompanhar a programação completa da Semac, clique aqui. Além da programação geral, é possível consultar as atividades que acontecerão por centros e campi através do Sigaa, ao preencher o campo “Título da Ação” com X Semac. Para isso, clique aqui.

Letícia Nery - Ascom UFS


Atualizado em: Qua, 11 de dezembro de 2024, 17:12
Notícias UFS