Qua, 11 de dezembro de 2024, 17:20

Grupo de estudos da UFS promove sala de acolhimento para família, crianças e mães lactantes durante a 10ª Semac
São desenvolvidas atividades sensoriais, colagem, desenho e leitura
A sala de acolhimento fica localizada na Didática 7 do Campus São Cristóvão. (Foto: Jéssica Vieira/ ASCOM UFS)
A sala de acolhimento fica localizada na Didática 7 do Campus São Cristóvão. (Foto: Jéssica Vieira/ ASCOM UFS)

Na tarde da última segunda-feira, 9, o grupo de estudos e pesquisas Redes de leituras inscritas: Cultura letrada, apropriações, representações e operações do ato de ler (Relicário) realizou a ação “Vivências brincantes: espaço de acolhimento para famílias, crianças e mães lactantes”, na didática 7 do Campus São Cristóvão.

A ação tem como foco promover um espaço de acolhimento para membros da comunidade acadêmica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que possuem filhos de até 10 anos de idade ou são mães lactantes. O objetivo da sala é acolher as mães para o seu momento de amamentação e assegurar aos responsáveis pelas crianças um espaço seguro e criativo para que possam apresentar seus trabalhos acadêmicos ou ministrar suas atividades durante a 10ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac).

A estudante de pedagogia e colaboradora do grupo Relicário, Ester Souza, relata a iniciativa da ação de acolhimento. “Esse espaço em meio à atividade acadêmica foi pensado para que as mães, docentes e/ou discentes, pudessem ter um tipo de acolhimento durante o evento e para que as crianças também pudessem se divertir", pontua a estudante.

Na sala de acolhimento foram desenvolvidas atividades sensoriais, desenhos, colagem, pintura, recorte, leituras e jogos de quebra-cabeça. Inicialmente, a sala foi pensada para a comunidade acadêmica, mas com o grande número de pedidos, a meta é que seja aberta ao público nas próximas edições.


São aceitas crianças de até 10 anos de idade e mães lactantes. (Foto: Jéssica Vieira/ASCOM UFS)
São aceitas crianças de até 10 anos de idade e mães lactantes. (Foto: Jéssica Vieira/ASCOM UFS)

Helena Ramos, tia de uma criança que esteve presente na sala de acolhimento, destaca a importância de um lugar dedicado às crianças e mães lactantes no meio acadêmico.“Com certeza esse espaço é muito importante, porque o pai ou a mãe está no local do trabalho e deixa a criança no lugar educativo e criativo com brincadeiras, é essencial para os pais e crianças”, destaca Helena.

A ação da Vivências Brincantes está na sua terceira edição. Antes intitulada como Espaço Família, trata-se de um coletivo de professores, coordenadores e monitores dos cursos de Pedagogia e Letras da UFS que desenvolvem as atividades e rodas para as mães lactantes.

Professora do Departamento de Educação (DED) e coordenadora da ação, Roselusia de Morais Oliveira conta sobre a relação da maternidade e o ambiente para as crianças e mães lactantes. “Para as mães, como eu, que também sou professora, vejo um grande desafio. A gente tem outros projetos que dão visibilidade a esse espaço da maternidade, da universidade, do trabalho, o quanto é cercado de desafios e nós mães temos uma contribuição social. O ambiente é um espaço formativo para os estudantes de pedagogia, uma vivência didático-pedagógica para pensar na execução de tarefas e estruturação para cada faixa etária”, ressalta a professora.

Fernanda Felix - bolsista

Jéssica Vieira - jornalista

Ascom UFS


Atualizado em: Qua, 11 de dezembro de 2024, 19:36
Notícias UFS