A Empresa Júnior de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (Fonej/UFS) realizou o minicurso “Voz Científica: Técnicas de comunicação e improviso para pesquisadores” durante a 10° Semac, na didática 7 do Campus São Cristóvão.
O minicurso é realizado por estudantes do Departamento de Fonoaudiologia (DFOL/UFS) que são colaboradores da Fonej, com a premissa de integralizar e disseminar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos sobre respiração, comunicação e técnicas de oratória para apresentações de trabalho e eventualidades da vida cotidiana.
O presidente da Fonej e estudante de fonoaudiologia, Thalles Silva, explica a iniciativa do minicurso. “A nossa proposta é justamente demonstrar como a fonoaudiologia pode desbloquear a questão da fala, que é o nosso principal meio de comunicação. Pode ser em pequenas situações como sentimentos em coisas maiores como uma entrevista de emprego ou uma oportunidade para iniciar um negócio”, pontua.
“Me inscrevi no minicurso com a expectativa de conhecimento para melhorar minha comunicação, também quero poder sair daqui com um pouco de bagagem sobre voz profissional, como posso aplicar no meu futuro e também na graduação durante a apresentação de trabalhos”, destaca a estudante de fonoaudiologia, Kerolly de Gomes.
No minicurso, foram ensinados exercícios de respiração, dinâmicas de socialização, troca de experiências, assuntos teóricos sobre segurança na comunicação e postura corporal com direcionamento focal.
Atualmente, a Fonej possui parceria com a TV UFS e outras empresas para ampliar o conhecimento teórico para o prático, e faz atendimentos sob supervisão da professora coordenadora.
“Tem toda essa questão de querer transformar muito mais a comunicação da pessoa, nosso lema é voar juntos para uma boa comunicação. Entendemos que há pessoas que não possuem condições de acesso a um fonoaudiólogo, então ajudamos sob a supervisão da professora orientadora”, destaca o presidente da Fonej e estudante, Thalles.
Heloiza Barbosa, assessora de projetos da Fonej e palestrante do minicurso, explica a importância do evento para a comunidade acadêmica da UFS. “É uma alta demanda de estudantes que reclamam da sua comunicação e oratória, não sabem como se portar durante apresentação de trabalho tanto na graduação como no mestrado e doutorado. A principal contribuição é a volta da autoestima que o aluno, o pesquisador, sai da universidade para o mercado de trabalho com confiança”, afirma a estudante Heloiza.
Fernanda Felix - bolsista
Jéssica Vieira - jornalista
Ascom UFS