Integrando a 10ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac), o Departamento de Comunicação Social (DCOS) exibiu a 10ª edição do “Foto UFS: imagens, memórias e futuros em diálogo”, que ocorreu nesta quinta-feira, 12, no auditório do departamento.
O Foto UFS é o momento onde os cursos de Cinema, Jornalismo e Publicidade e propaganda dividem o espaço para discutir, pensar e refletir sobre fotografia, além de possibilitar que estudantes exponham seus trabalhos fotográficos e laboratoriais para trocarem experiências através de palestras com professores e profissionais da área.
A professora coordenadora do Foto UFS, Greice Schneider, destaca a motivação do evento. “Esse momento é mesmo de encontro, de trocar ideias sobre os projetos. Os alunos e professores enxergam esse momento como uma oportunidade de tirar um pouco os trabalhos que são feitos dentro da sala de aula para serem uma vitrine para a comunidade como um momento sempre muito rico, de integração”, pontua a professora.
Nesta edição, o objetivo era montar uma enciclopédia da fotografia sergipana que reúne profissionais, pesquisadores e pessoas relacionadas ao tema, além das exposições de ensaios fotográficos, foto filmes e foto única dos alunos e palestrantes.
“Eu gosto bastante de fotos. Como futura jornalista, iniciamos a graduação com a matéria de fotografia, então é uma coisa que traz paixão. Meu grupo está participando da competição de ensaio fotográfico e estamos animados para ganhar, participar e aprender sobre técnicas, analisar fotos e ter um olhar profissional”, destaca a estudante de jornalismo Raquel Lopes.
O Foto UFS é trabalho coletivo entre professores, alunos e monitores que cuidam da programação, curadoria das fotos e toda estrutura que acontece durante as atividades que acolhem a comunidade acadêmica.
Kênia Freitas, professora do DCOS, foi uma das palestrantes durante o Foto UFS e falou sobre friccionar o arquivo de uma forma decolonial.“Espaços como esse ajudam a pensar de uma forma crítica, sobre como a gente pode atuar e formar pessoas dentro da comunicação para atuarem pensando nesse processo, que é justamente reconstruir as instituições, tanto a academia quanto o mercado de trabalho de comunicação, para a construção de novos espaços”, afirma a professora.
Fernanda Felix - bolsista
Jéssica Vieira - jornalista
Ascom UFS